Aula Inaugural dos Estágios Supervisionados do curso de Pedagogia será realizada nessa quarta, 27, no Auditório Central da Cidade Universitária

publicado: 26/04/2022 11h25, última modificação: 26/04/2022 13h14

Será realizada nessa quarta-feira, 27, a Aula Inaugural dos Estágios Supervisionados do curso de Pedagogia. O evento ocorrerá no Auditório Central da UFMA, a partir das 14h30, e tem por principal objetivo acolher alunos e professores de estágios para a retomada das atividades presenciais e compartilhamento de experiências durante os estágios que foram desenvolvidos remotamente no isolamento social.

O evento contará com atividades culturais, mesa-redonda de boas-vindas e uma conferência com a temática “O Estágio Obrigatório no curso de Pedagogia em tempos de pandemia: com a palavra, os alunos”, além de serem apresentados formalmente os docentes de estágio do semestre 2022.1.

A professora Joelma Reis Correia revelou que a atividade é uma forma de celebrar o reencontro dos estudantes e docentes depois de dois anos afastados das atividades presenciais. “Somos todos convidados a esperançar, como bem nos convocou o patrono da educação, nosso querido Paulo Freire. Ele nos diz: ‘sou professor, professora a favor da esperança que me anima apesar de tudo’. E — por que não dizer? — ‘sou aluno, aluna a favor da esperança que me anima apesar de tudo’?”, ponderou.

Ela explicou que há uma relação entre a alegria necessária à atividade educativa e a esperança. “A esperança é de que professor e alunos juntos possam aprender, ensinar, nos inquietar, produzir e juntos igualmente resistir aos obstáculos da nossa alegria. A esperança faz parte da natureza humana. É uma espécie de ímpeto natural possível e necessário, um condimento indispensável à experiência histórica”, encerrou.

Por: Bruna Castro