Aula inaugural dos cursos de graduação a distância da UFMA apresenta ferramentas tecnológicas para o ensino a distância

publicado: 17/03/2021 15h55, última modificação: 18/03/2021 13h53
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5

A Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED), promoveu, na segunda-feira, 15, a aula inaugural “Ferramentas tecnológicas para os cursos de graduação a distância da DTED/UFMA”, cujo objetivo, além de marcar oficialmente o início do semestre letivo, foi o de apresentar as ferramentas tecnológicas presentes nesse modo de ensino.

O coordenador do Polo UAB Paraibano, José Arimatéia Carvalho Silva, foi o primeiro a falar entre os convidados para a mesa de abertura. Num discurso rápido, deu boas-vindas aos novos alunos, frisou sobre o caminho difícil da graduação e enalteceu a UFMA como instituição que preza pelo aprendizado de seus alunos. A outra convidada da mesa foi a diretora da DTED, Ana Emília Figueiredo de Oliveira, que esteve representando o reitor Natalino Salgado.

A diretora, além das boas-vindas, enalteceu os esforços da DTED, desde o início da pandemia, para garantir que os docentes da Instituição aprendessem e/ou se aperfeiçoassem nesse modelo de ensino virtual: “Primeira coisa que pensamos foi na qualificação do professor, e assim surgiu o EaD para Você, que é um projeto em que promovemos um grande número de webinários, treinamentos aos professores. Fizemos um portal com várias informações, repositórios, plataformas de cursos gratuitos e drops de conhecimentos. Nenhuma universidade federal do país fez o que a gente fez”.

Ana Emília comentou ainda que a educação a distância já ultrapassou a fase de sofrer questionamentos e que professores, que outrora colocavam esse modelo de ensino em xeque, hoje já não pensam mais desta forma. “A educação a distância não tem mais que ser questionada, tem que ser aperfeiçoada. A pandemia chegou e não pediu licença. Quem tinha resistência a essa metodologia de ensino teve que se render e aprender a trabalhar com ela. E hoje nós temos depoimentos de professores dizendo que o bicho de sete cabeças não era nada disso, é um parceiro muito grande”, declarou.

A transmissão contou ainda com um vídeo do reitor Natalino Salgado, no qual enviou uma mensagem de boas-vindas aos novos discentes e enalteceu a Universidade Federal do Maranhão e a DTED pela democratização do conhecimento e pela criação de ferramentas tecnológicas de informação e comunicação que permitiram levar a educação a outros níveis. Em seguida, foi realizada a aula inaugural “Ferramentas tecnológicas para os cursos de graduação à distância da DTED/UFMA”, ministrada pelo professor Carlos de Salles Soares Neto,

Assista a transmissão completa:

Por: Kaio Lima

Produção: Marcos Paulo Albuquerque