Aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais contou com a participação de egresso da UFMA que é, atualmente, professor da Unicamp

publicado: 19/04/2022 10h26, última modificação: 19/04/2022 22h19
1 | 2
2 | 2

Foi realizada, na noite de segunda-feira, 18, a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCSOC), com o tema “O Massacre dos Libertos: sobre raça e república no Brasil”, ministrada pelo professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e egresso da UFMA, Matheus Gato de Jesus. O docente foi finalista do prêmio literário Jabuti com livro de mesmo título, publicado em 2020. A transmissão foi feita por meio do canal no Youtube do PPGCSOC.

O tema proposto para a aula é a violência histórica do racismo e da escravidão no Brasil baseado na análise de dois fatos históricos: a Abolição da Escravatura e a Proclamação da República. O livro narra o massacre dos negros que protestavam em São Luís temendo que a República recém-constituída retirasse sua liberdade recém-conquistada. Com base nesse episódio, o texto traça um panorama das reações racistas que se formavam e se incorporaram às estratégias dos senhores brancos para perpetuar o preconceito e a suposta marginalização da população branca pela “fraternidade racial”.

Saiba mais

Matheus Gato de Jesus é professor do Departamento de Sociologia da Unicamp, desenvolve pesquisas nas áreas de relações raciais, sociologia política e da cultura, com ênfase nas áreas do pensamento social brasileiro, da sociologia histórica, dos intelectuais, da literatura, dos regionalismos e dos processos de racialização nos espaços urbanos.

É graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão e mestre e doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Durante o estágio doutoral, foi visiting student researcher collaborator em Princeton University, com bolsa sanduíche da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Realizou estágio pós-doutoral na Harvard University, com o auxílio Bolsa-Estágio de Pesquisa no Exterior (Bepe-Fapesp) em 2017.

Confira a transmissão:

Por: Andressa Algave