Notícias

Aula inaugural do Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal apresenta ferramentas tecnológicas para a EaD e a importância da capacitação à esfera pública

publicado: 29/04/2021 15h16, última modificação: 30/04/2021 11h18
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5

Com a palestra “A importância da capacitação para gestão pública”, do advogado Domerval Alves, especialista em Gestão Pública, foi realizada na noite de ontem, 28, a aula inaugural do Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, promovida pela Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED), transmitida por meio do canal EaD para Você no Youtube.

O encontro também contou com a aula “Ferramentas Tecnológicas para os cursos da pós-graduação EaD da DTED-UFMA”, proferida pelo professor Carlos de Salles, da Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação da DTED, e estiveram presentes a diretora da DTED, Ana Emília Figueiredo; o coordenador do curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, Francisco Gilvan Lima.

Foram oferecidas 150 vagas, distribuídas entre os municípios de Arari, Açailândia, Barra do Corda, Imperatriz e Santa Quitéria do Maranhão, e o curso será dividido em dois módulos, com um total de 12 disciplinas. O reitor Natalino Salgado, em mensagem gravada, saudou os discentes do curso e disse uma mensagem de esperança ao citar a pandemia da covid-19.

“A oferta de cursos na modalidade a distância também mostra as expertises que possuímos na nossa instituição. É um trabalho que ganhou corpo e dimensão e tem esse reconhecimento da sociedade pela eficiência com a qual é realizado. Reflete os investimentos que temos realizado para consolidar esses avanços na educação usando de ferramentas e tecnologias novas e, sobretudo, inovando nos últimos anos”, discursou.

A oportunidade integra o Programa Nacional de Informação e Administração Pública (PNAP), do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). “Foi feito um levantamento e observou-se que existia uma grande deficiência, porque muitos profissionais não tinham a devida capacitação para atuar no setor público. O curso atende a um público que já trabalha em uma esfera pública, mas, também, a um grupo que tem interesse em trabalhar na área. Por isso foi aberto a toda a sociedade”, elucidou o coordenador Francisco Gilvan.

A diretora da DTED, Ana Emília Figueiredo, discursou sobre as implicações positivas do modelo EaD. “Muitos docentes desmitificaram o receio de usar as tecnologias em seu dia a dia, e muitos que eram reticentes com essa metodologia de ensino hoje são entusiastas. Nós, da DTED, trabalhamos incessantemente para dar esse treinamento para o docente da UFMA por meio de webinários, treinamentos e palestras, e os resultados foram muito gratificantes”, concluiu.

Assista à aula inaugural e à palestra de Domerval Alves:

Por: Andressa Algave

Produção: Marcos Paulo Albuquerque

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: