Audiência de conciliação entre gestão e alunos da UFMA resulta na desocupação do prédio da reitoria

publicado: 27/10/2023 16h01, última modificação: 30/10/2023 11h43

Nessa quinta-feira, 26, ocorreu uma audiência de conciliação entre representantes da administração da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o grupo de estudantes responsável pela ocupação da reitoria, que ocorre desde 28 de setembro de 2023. O encontro visou promover o diálogo e alcançar um entendimento e organização sobre as demandas dos manifestantes.

Na ocasião, estiveram presentes o Representante Institucional, Arkley Bandeira; o Pró-reitor de Assistência Estudantil (Proaes), Leonardo Soares; o Superintendente da Sinfra, Marcos Aurélio; e o Procurador Federal da UFMA, José Eugênio Serra Muniz.

A audiência serviu como meio de facilitar a comunicação entre as partes, sempre com o objetivo de encontrar uma solução equilibrada para as questões levantadas. Ao final, a 3ª Vara Federal Cível da Seção Judiciaria do Maranhão determinou que o prédio da reitoria fosse desocupado pelos estudantes até esta sexta-feira, 27.

Durante a reunião, a administração da UFMA reiterou seu compromisso com o diálogo e atenção às demandas dos estudantes. Estes, por sua vez, elucidaram seus pontos e solicitações.

Em resposta, foram instituídas comissões específicas para tratar das demandas apresentadas: Comissão de Demandas de Infraestrutura; Comissão de Demandas de Assistência Estudantil; e Comissão de Demandas de Segurança. Cada uma delas é composta por três representantes da UFMA e três dos estudantes.

Além da criação das comissões, os principais encaminhamentos foram: reuniões de encaminhamentos de pautas; divisão das atividades; calendário de trabalho; e principais proposições.

“A reunião teve por objetivo dialogar e ouvir os estudantes para encontrar melhores soluções. Tivemos progresso significativo por meio dessa conversa. O professor Natalino estava cumprindo agenda em Brasília, mas nos encarregou de iniciar esse diálogo. Por meio de um entendimento, os estudantes concordaram em desocupar o prédio da reitoria, e nos comprometemos em realizar essa agenda de trabalho para que as demandas que são possíveis de atendimento sejam atendidas”, informa o Representante Institucional, Arkley Bandeira.

Dando continuidade ao processo, nesta sexta-feira, 27, houve uma reunião entre as comissões e os estudantes para detalhar e estabelecer as demandas, categorizando-as de acordo com sua viabilidade a curto, médio e longo prazo.

O Pró-reitor de Assistência Estudantil, Leonardo Soares, enfatiza o compromisso da gestão superior em manter o diálogo entre os estudantes e continuar os trabalhos realizados pela gestão. “O professor Natalino Salgado, que estava com uma agenda em Brasília, designou uma comissão da instituição para dialogar com os estudantes, assim o fizemos ontem, na conciliação, e na segunda rodada hoje no auditório da DTED. Dialogamos com os estudantes, criamos grupo de trabalho para acompanhar as demandas que podem ser atendidas a curto prazo e o que precisa ser aprofundado em termos de debate para que chegássemos a um consenso. Foi realizado com bastante dialogo e tranquilidade, e, em comum acordo, os estudantes desocuparam o prédio da reitoria. Vamos continuar debatendo sobre as demandas e continuar avançando, como fizemos ao longo desses quase quatro anos de gestão, de reconstrução da nossa Universidade. Sabemos que os desafios são gigantescos em função das limitações orçamentarias e financeiras, mas tudo que for necessário para atender e melhorar a qualidade da nossa dinâmica como instituição, nosso reitor, Natalino Salgado, certamente vai designar” garante.

Por: DCom