Atlética Cerberus promove acolhida aos calouros de Comunicação Social

publicado: 16/09/2022 11h40, última modificação: 18/09/2022 19h22
Em parceria com a Coordenação, Departamento e estudantes do segundo período de Comunicação Social, a Atlética realizou uma programação diversificada com os novos alunos

Com a volta 100% das aulas presenciais, os cursos de graduação da UFMA se mobilizam para acolher seus alunos. Na quarta e quinta, 14 e 15, foi a vez da Atlética Cerberus, do curso de Comunicação Social, que realizou uma recepção para os calouros no miniauditório do “Bloco E” do Centro de Ciências Sociais (CCSO). Na Cidade Universitária, a graduação é subdividida nas categorias Jornalismo, Rádio e TV e Relações Públicas. A Atlética Cerberus, assim como a Coordenação, o Departamento e alunos do segundo período de Comunicação foram os responsáveis pelo evento, na intenção de promover integração entre professores e discentes.

Estiveram presentes a diretora do CCSO, professora Lindalva Maia; a chefe do Departamento de Comunicação Social e atual coordenadora do curso em exercício, professora Gisa Carvalho; profissionais da área; representantes dos grupos de pesquisas; e alunos. Para falar aos discentes acerca de suas experiências profissionais e mercado de trabalho, foram convidados o jornalista Olavo Sampaio, da TV Mirante; a radialista Bárbara Liz, da Mirante FM; e Haphisa Mugnaini, diretora do Cerimonial da UFMA. Os grupos de pesquisa presentes foram ETC – Comunicação, Tecnologia e Economia, a Liga Acadêmica de Pesquisa e Planejamento em Relações Públicas (LappRP) e, fazendo sua estreia, o Grupo Estrema, que abordaram suas linhas de estudo.

Esta é a primeira acolhida realizada pela Cerberus 100% presencial, depois de dois anos de atividades on-line. Para a chefe do Departamento, a ocasião é momento de encontro e ponto de partida para as vivências universitárias. “Diante de todos os desafios que a pandemia trouxe, esse momento de retorno é muito bonito. É encantador ver os espaços da Universidade ocupados, estudantes circulando. Estamos muito felizes com essa volta, trabalhando para oferecer o melhor de nós para os estudantes. A expectativa é de que seja um semestre muito mais produtivo nçao só no ensino, mas também na pesquisa e na extensão”, explicou.

Segundo a diretora do Centro, o evento representa felicidade e pertencimento ao Centro de Ciências Sociais. “Quero parabenizar a organização da acolhida, os calouros e as calouras e a Atlética Cerberus, pela qual eu tenho profundo respeito e admiração pelo trabalho em favor do esporte e da qualidade de vida dos alunos e das alunas do curso de Comunicação Social. Foi um evento muito bem-organizado pelos alunos, com financiamento próprio, me sinto muito feliz por serem os envolvidos pertencentes ao CCSO”, declarou.

Jayana Leite, do 3° período de Rádio e TV, foi uma das organizadoras da recepção. Ela ingressou no curso de Comunicação Social quando o ensino ainda era remoto e hoje faz parte da diretoria da Cerberus, como diretora de Eventos. “Pensamos em fazer um evento bem acolhedor. Foi a primeira 100% presencial e tentamos promover interação, para que pudéssemos nos conhecer melhor. Quando ingressei, a minha recepção foi on-line, e a gente percebe uma grande diferença entre os formatos on-line e presencial. Sinto-me muito feliz em proporcionar esse momento para os calouros”, afirmou.

Para a aluna Luana Sibalde, do 1° período de Rádio e TV, a ocasião foi bastante significativa. “É importante porque o momento faz as pessoas das três habilitações se integrarem mais, inclusive com os veteranos, além de que tivemos a chance de conhecer o um pouco mais sobre o movimento estudantil”, pontuou. A discente Raianne Campos, do 1° período de Relações Públicas, compartilha do mesmo sentimento. “Como a gente entra sem conhecer a UFMA e as pessoas, nos sentimos meio perdidos, por isso, a acolhida foi proveitosa”, alegou.

Na programação, a Cerberus, também realizou um trote lúdico com os novos ingressantes.

Confira abaixo todas as  fotos:

Acolhida dos calouros de Comunicação Social 2022.2 - 14-09-22

Por: João Meireles