Atlética acadêmica e coordenação do curso de Hotelaria realizam recepção dos calouros com visita à Fábrica Santa Amélia

publicado: 23/04/2022 11h05, última modificação: 23/04/2022 20h01

A Atlética Acadêmica de Hotelaria Excalibur e a coordenação do curso realizaram, na quarta-feira, 20, a recepção dos estudantes de 2020 ao semestre 2022.1 de Hotelaria. A acolhida foi realizada na Fábrica Santa Amélia, local onde funcionam os cursos de Hotelaria e Turismo da Universidade Federal do Maranhão. O evento teve por principal objetivo proporcionar aos alunos conhecer a estrutura do espaço e realizar uma confraternização com os discentes.

O professor Jonilson Costa, chefe do Departamento de Turismo e Hotelaria (Dtuh), comentou a importância da acolhida não só para os calouros do período 2022.1, mas também para aqueles que ingressaram no curso durante a pandemia. A visita ao prédio serviu para que os discentes conhecessem a unidade de ensino composta pelas salas de aula, os núcleos de pesquisas e os espaços de eventos, como os auditórios e as salas de reunião.

Queremos ambientar o aluno nesse espaço que ele pode usufruir não só para as aulas com também para os projetos de pesquisa e de extensão. Passamos dois anos distantes da Fábrica, principalmente os alunos, apenas com aulas remotas. Agora nós precisamos nos reencontrar, nos conhecermos presencialmente. Esse momento é para isto”, relatou.

O encontro, organizado pela primeira Atlética de Hotelaria do Brasil, contou com diversas atividades entre os alunos, como a realização de um bingo, dinâmicas de apresentação e um tour completo pelo local. Samuel Sousa, diretor de esporte da Excalibur, se mostrou muito animado com os novos alunos e destacou a importância da Atlética para maior visibilidade do curso.

É uma área pela qual eu sou muito apaixonado, e, quando entrei para a Atlética, foi para passar essa paixão para os outros alunos, os futuros hoteleiros e favorecer que nosso curso seja mais visto e tenha olhar aberto no mercado de trabalho”, destacou Sousa.

Recepção dos Calouros de Hotelaria na Fábrica Santa Amélia

Rodrigo Araújo e Ana Beatriz Martins, ambos veteranos do quinto período do curso, ingressaram na UFMA em 2020, e, poucas semanas depois, a pandemia foi decretada. O aluno falou a respeito da adaptação durante o ensino on-line e das relações interpessoais formadas, frisando a importância da volta dessas relações de maneira presencial.

O toque é muito importante, o contato com os colegas possibilita que nos mantenhamos mais próximos. Mesmo assim, a gente conseguiu estabelecer relações de amizade, coleguismo e companheirismo. Fizemos um grupo que acabou se tornando uma comunidade de apoio. Conseguimos aprender muitas coisas, e me sinto grato por estarmos nesse retorno. Essa transição do remoto para o presencial creio que vai ser muito positiva para o nosso aprendizado”, disse Araújo.

A estudante também relatou sua experiência com o ensino a distância e falou sobre suas expectativas de voltar às instalações físicas do curso depois de dois anos, rever seus colegas de turma. “Essa retomada é muito importante porque a gente vê que as pessoas que a gente conhece não desistiram do curso e que outras pessoas se interessaram mesmo sabendo que entrariam no período remoto. Os calouros estão aqui sendo recebidos por nós e pelo pessoal da Fábrica, e o retorno presencial é muito importante, pois hotelaria é isso: pessoas, vivências” destacou Ana Beatriz.

O calouro Rian Valério Botelho Castro também destacou sua ansiedade para começar as aulas de forma presencial e a boa recepção que teve dos veteranos. “Sempre foi minha vontade entrar na Universidade. Estou muito ansioso para exercer essa profissão. A visita na Fábrica está sendo muito legal, já conheci várias pessoas dentro do curso, e a coordenação está sendo muito legal com a gente, que é novato”, afirmou.

Por: Bruna Castro

Produção: Laís Costa