Atenção professores: abrem hoje, 15, as inscrições para a concessão de bolsas Pibic, Fapema e UFMA

publicado: 15/03/2021 12h29, última modificação: 18/03/2021 15h56

A Universidade Federal do Maranhão, por meio da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), informa aos docentes pesquisadores da instituição que já estão publicadas as normas para apresentação de propostas de planos de trabalho para a concessão de bolsas de iniciação cientifica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), Fapema e UFMA.

Os interessados têm até as 18h do dia 30 de abril para encaminhar seus planos de trabalho à Coordenação de Programas Pibic e Pibiti (CICP), utilizando os formulários eletrônicos disponíveis no Sigaa.

O processo seletivo será dividido em duas etapas: na primeira, será realizada a pré-seleção regida pela Comissão Institucional de Iniciação Científica e avaliadores ad hoc, que ocorrerá no período de 3 a 30 de maio; enquanto que a segunda e última etapa será a seleção avaliada pela Comissão Externa do Pibic, formada por representantes do CNPq, que ocorrerá entre os dias 1º e 18 de junho.

Uma vez distribuídas as bolsas e os planos voluntários entre os orientadores, estes indicarão os bolsistas em suas respectivas cotas, em prazo a ser divulgado pela coordenação do Pibic/Pibiti por meio dos sítios oficiais da UFMA e Ageufma. Além disso, as inscrições devem estar em concordância com a resolução Normativa Nº 017/2006-CNPq e atender os critérios de elegibilidade da vaga.

A bolsa tem duração de 12 meses e visa principalmente não só despertar a vocação científica, mas também incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, preparando-os para futuros programas de mestrado e doutorado, além de estimular o aumento da produção científica.

É importante ressaltar que os projetos de pesquisa sem financiamento de Agências de Fomento Científico (CNPq, SUS, Fapema, etecetera), com o fim específico de participar de Edital de Seleção de Bolsas de Iniciação Científica, deverão ser submetidas ou renovadas pelo Sigaa até o dia 30 de março de 2021, a fim de que sejam habilitados à inclusão dos Planos de Trabalho.

Para mais informações acesse

Por: Keliane Costa/Ageufma