publicado: 12/07/2022 12h00, última modificação: 12/07/2022 16h21
Atenção à Saúde na Reabilitação Visual é tema de novo curso lançado pela UNA-SUS-UFMA.png

Estão abertas, até 30 de novembro, as matrículas para o curso Atenção à Saúde na Reabilitação Visual da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde vinculado à Instituição – a UNA-SUS-UFMA. A capacitação é on-line e gratuita, certificada e tem início imediato.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, há 6,5 milhões de pessoas com deficiências visuais. Parte fundamental do processo de inclusão voltado a essa população é oferecer atendimento adequado para que cada pessoa integrante dessa coletividade seja assistida de acordo com as suas necessidades individuais e tenha acesso pleno ao cuidado especializado no Sistema Único de Saúde.

Diante desse cenário, a capacitação aborda temas como conceitos e epidemiologia da deficiência visual, fatores de risco e doenças que causam baixa visão na criança, fatores e doenças que causam deficiência visual no adulto e idoso, avaliação da acuidade e funcionalidade visual, tecnologia assistiva, prescrição de recursos ópticos e não ópticos, entre outros.

Com carga horária de 30 horas, durante a experiência de ensino-aprendizagem, o participante terá acesso a diversos suportes educacionais, como: recursos multimídia, e-books, material em PDF, infográficos e questionário.

O público-alvo do curso são profissionais de saúde envolvidos no cuidado da pessoa com deficiência, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e cirurgiões-dentistas, além de técnicos, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas no curso.

UNA-SUS-UFMA

É um programa do Ministério da Saúde, vinculado à Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED-UFMA). Desenvolve cursos gratuitos na modalidade a distância, voltados a profissionais que atuam na área da saúde, sobretudo na Atenção Primária à Saúde. Para mais informações, acesse: www.unasus.ufma.br.

Por: DTED - UFMA