Assinado convênio de continuidade do projeto Universidade Integrada da Terceira Idade

publicado: 31/10/2022 11h39, última modificação: 31/10/2022 18h23

O reitor Natalino Salgado; a pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi; e o diretor da Universidade Integrada da Terceira Idade (Uniti), Marcos Moura, estiveram na sexta-feira, 28, na finalização das comemorações do Governo do Maranhão ao Dia do Servidor – com a entrega da revitalização do Centro Social dos Servidores, antigo Ipem Calhau – em que o reitor e o diretor da Uniti assinaram convênio de continuidade do projeto de extensão da Uniti, cujo documento possibilita, inclusive, a integração de atividades e a utilização da estrutura do Ipem..

No convênio, o projeto de extensão da Universidade da Terceira Idade poderá realizar atividades previamente agendadas no Ipem Calhau e, em contrapartida, 15% das vagas da Uniti serão destinadas aos servidores aposentados e inativos do Governo do Maranhão, em que as ações do projeto de extensão também serão integradas às atividades do projeto estadual "Bem-Estar na Melhor Idade".

O reitor Natalino Salgado destacou que o convênio tem proporcionado políticas públicas ao idoso no âmbito da universidade há 27 anos. “Essa parceria com o Estado contribui com a sustentabilidade do projeto e amplia a política de valorização do idoso. Esse convênio teve início em 1995, em uma parceria que tem dado certo, vem garantindo ações ao idoso e oxigenação e juventude a eles. Isso facilita a sociabilidade deles, porque as ações são tão diversificadas que dão muito estímulo”, realçou.

O governador Carlos Brandão ressaltou o trabalho e empenho dos servidores para a manutenção da qualidade de vida da população maranhense e mencionou a importância de ações com instituições parceiras, como a UFMA, para o bem-estar da sociedade. O secretário Pedro Chagas enfatizou o projeto de revitalização do Centro Social dos Servidores e da implantação do Espaço Bem-Estar na Melhor Idade.

Hoje é um momento de confraternização e de devolver aos servidores públicos um patrimônio que é o Centro Social dos Servidores, antigo Clube do Ipem, tão histórico, tão conhecido. A UFMA é uma grande parceira não só do Governo do Estado e do Maranhão como um todo, é um patrimônio que temos e já formou tantos dos nossos servidores, e a parceria com uma instituição deste tamanho beneficia a todos nós”, pontuou Chagas.

A professora e pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi, ressaltou os cuidados voltados às pessoas da melhor idade e a união com os profissionais do Governo do Maranhão em atividades em comum. O diretor da Uniti, Marcos Moura, ressaltou a reafirmação da parceria com o Governo do Maranhão para manutenção de atividades em psicologia, geriontologia, oficinas de artesanato, coral, bumba-meu-boi, atividades físicas, yoga, hidroginástica, entre outras: “O Governo do Maranhão já um parceiro desde o início do projeto, há 27 anos, em que hoje ampliou esta parceria, trazendo junto com o Iprev, a estrutura do Governo aos nossos alunos”.

Guilberth Garcês, presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev), concorda com Marcos Moura e também expressou que a Universidade da Terceira Idade, junto com o Iprev, ajuda a realizar um importante trabalho para a sociedade maranhense com formação educacional e cultural. Além do governador Carlos Brandão, do reitor Natalino Salgado, do presidente do Iprev e do diretor da Uniti, também assinou o convênio o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), Maurício Aragão Feijó.

Confira as fotos:

Assinatura de Convênio com o Governo do Estado em prol da UNITI – 28-10-2022