Inscrições para o IV Simpósio de Internacionalização Acadêmica seguem abertas até a próxima terça-feira, 15

publicado: 09/11/2022 12h04, última modificação: 10/11/2022 09h41

O IV Simpósio de Internacionalização Acadêmica (Sinta), evento da Diretoria de Internacionalização (DIN) da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização da Universidade Federal do Maranhão (Ageufma), terá início no dia 16 deste mês, às 9h, com transmissão no Google Meet e no canal Ageufma no Youtube. As inscrições continuam abertas até a próxima terça-feira,15, no Sigeventos.

Trazendo o tema “Presente e Futuro da Internacionalização da UFMA”, a programação do evento contará com palestrantes nacionais e internacionais de prestígio na área, como o Cônsul Geral da França no Recife, Hugues Fantou, cuja palestra, “Cenário Atual da Internacionalização do Ensino Superior”, abrirá a cerimônia.

Entre os participantes internacionais, estará presente também a professora Margareth Zanchetta, da Toronto Metropolitan University, do Canadá, que falará sobre as “Possibilidades de iniciativas para a internacionalização Brasil-Canadá”. Segundo o diretor da DIN, professor Francisco Sávio Mendes Sinfrônio, que atuará como mediador, a professora focará nos diversos aspectos da globalização e internacionalização das instituições superiores francesas.

“Será discutido de que forma propor possíveis caminhos para o desenvolvimento de políticas de internacionalização da UFMA, em especial, na qualificação de seus discentes, docentes e técnicos-administrativos mediante estabelecimento de redes de colaboração científica, intercâmbio de informações e inter-relação com diferentes contextos. Ademais, serão identificadas oportunidades de geração de acordos de cooperação interinstitucionais, tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação”, ponderou Sávio.

O segundo dia do evento trará a professora Francimary Macêdo Martins, da coordenação de Mobilidade, Acolhimento e Proficiência (Cmap), para falar sobre “Como fazer mobilidade acadêmica internacional na UFMA”. Segundo a professora, quando o assunto é intercâmbio, a maior curiosidade é “saber como fazer”, isto é, quais os processos de admissão, primeiros passos, como conseguir uma vaga, como receber bolsas, quais países recebem pesquisadores brasileiros, entre outras questões.

“É disso que vamos falar na palestra, e a primeira informação que damos é que na Universidade realizamos Mobilidade Acadêmica, pois esse é o termo oficial do sistema. Temos uma resolução específica para a Política de Internacionalização da UFMA. Portanto vamos esclarecer e dar o passo a passo de como participar de uma Mobilidade Acadêmica Internacional, tanto no modo in quanto out, para estudantes, professores e técnicos-administrativos”, afirmou a docente.

Confira a programação completa

Histórico do evento

Em dezembro de 2019, na Cidade Universitária Dom Delgado, foi realizado o primeiro Simpósio de Internacionalização da UFMA. O evento, à época, teve o objetivo de debater diferentes aspectos vinculados à Internacionalização da Universidade, tais como mobilidade, cooperação internacional, políticas linguísticas, internacionalização da pesquisa e da produção acadêmica. Hoje, o tema e o objetivo se tornaram mais abrangentes, discutindo aspectos no campo da interculturalidade, além de possibilitar o conhecimento dos mecanismos de internacionalização em universidades brasileiras e estrangeiras.

A política de internacionalização na UFMA

A internacionalização na UFMA está sob a responsabilidade da Ageufma e é executada por sua Diretoria de Internacionalização (DIN), que tem por objetivo promover a integração, em âmbito nacional e internacional, entre o ensino de graduação e pós-graduação, a pesquisa, a extensão e a inovação, trazendo contribuições significativas para a sociedade.

Recentemente, a Universidade trabalhou na aprovação da Resolução de Internacionalização, que possibilitou avanços significativos na gestão desse eixo da UFMA. Com a resolução, a Universidade se propôs e se integrou com mais força em redes de cooperação internacional para a promoção do intercâmbio cultural, de experiências e participação ativa nas reuniões de organizações que visem à promoção da internacionalização universitária.

Entre os objetivos mais importantes desta Resolução estão o estabelecimento e/ou aprimoramento da infraestrutura para a sustentabilidade do processo de internacionalização, incluindo a formulação de procedimentos e fluxos operacionais de planejamento, execução, comunicação, divulgação e monitoramento.

Além disso, também estão nos objetivos a implantação de mecanismos de monitoramento e prospecção de áreas, instituições e oportunidades, a fim de promover a expansão de atividades de internacionalização; e a consolidação, ampliação e divulgação das cooperações acadêmicas científicas, tecnológicas e culturais com instituições internacionais para promover a pesquisa, o ensino, a extensão e a inovação.

Por: Orlando Ezon

Produção: Alan Veras