As facilidades do SIGAA para os novos discentes da UFMA

1 | 3
2 | 3
3 | 3

Na Universidade Federal do Maranhão, seus alunos resolvem boa parte das questões acadêmicas por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Por meio desse sistema, é possível realizar matrículas e cancelamentos das disciplinas, consultar estrutura curricular do curso, índices acadêmicos e histórico, além de obter comprovante de matrícula e declaração de vínculo com a Instituição, realizar cadastramento na biblioteca, solicitar auxílios, entre outras.

A atividade possivelmente mais importante é a matrícula nas disciplinas. Para isso, é preciso ir até a aba “Ensino”, procurar a opção “Matrícula On-Line” e a seguir realizar a inscrição. Em situações normais, os calouros têm as matrículas nas disciplinas do primeiro período realizadas automaticamente pela UFMA e todas devem ser cursadas obrigatoriamente, não havendo opção de cancelamento de nenhuma delas. No entanto, neste período de pandemia, estão abertas exceções, e o discente pode escolher somente as que desejar.

Ainda na aba “Ensino”, há opções para inscrição em programas e seletivos especiais da graduação, ver as notas, consultar o histórico completo e os índices acadêmicos, analisar estruturas e componentes curriculares e examinar o curso como um todo. Além disso, é possível também conseguir atestado de matrícula e a declaração de vínculo com a Universidade, documentos importantes principalmente para atividades fora do câmpus, como obter a carteira de estudante.

É possível também fazer o cadastramento para utilizar os serviços da biblioteca, pesquisar livros e demais arquivos no acervo, fazer reserva de materiais, renovar empréstimos e gerar o GRU para pagamento de multas. Os auxílios (transporte, alimentação, moradia estudantil, creche, acadêmico, atleta, artístico, inclusão digital, etc.) e bolsas (Permanência MEC, Foco Acadêmico, aprimoramento acadêmico, entre outras) também são outras facilidades ofertadas aos alunos por meio do Sistema.

Acesse o SIGAA e conheça mais de suas ferramentas

Por: Kaio Lima

Produção: Marcos Paulo Albuquerque