Artigo de aluno do curso de Especialização Gestão e Educação Ambiental do Câmpus Grajaú é publicado na revista internacional Research, Society and Development

publicado: 10/03/2022 08h00, última modificação: 10/03/2022 08h35

O aluno egresso Manoel Célio, do curso de Especialização de Gestão e Educação Ambiental do Câmpus Grajaú da UFMA, teve seu artigo “Analysis of the Bathing Area of the main recreation points of the Grajaú-MA River” recentemente publicado na revista Research, Society and Development, que apresenta Qualis A3 na prévia divulgação pela Capes. O artigo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do estudante e teve a orientação da professora Ionara Passos, coordenadora do grupo de pesquisa em Ciências Naturais e Biotecnologia (Cienatec).

O trabalho abordou a análise das condições físico-químicas e microbiológicas dos pontos recreativos do Rio Grajaú para as condições balneares preponderantes estabelecidas para balneabilidade. O trabalho foi produzido durante todo o período da especialização. No processo, foram realizadas coletas de amostras nos períodos de cheia e estiagem do rio, e as análises foram feitas in loco e em laboratório. Após a defesa do TCC, o artigo foi escrito, submetido e aprovado para a publicação na revista internacional.

Segundo a docente, o trabalho teve grande importância para a academia e para a população da cidade. “Muita gente ficava na dúvida se o rio é apropriado para o banho, e é. Sempre fazemos acompanhamento da qualidade das águas do Rio Grajaú, e isso é importante não só academicamente para publicação de trabalhos científicos, mas também para a sociedade. Eu acho que esse é o papel fundamental da ciência, agregar seu valor às reais necessidades do município”, comentou.

Manoel Célio foi aluno da primeira turma do curso de Ciências Naturais – Química do Câmpus Grajaú, e esse é o primeiro trabalho de conclusão de especialização da turma que foi publicado numa revista internacional de Qualis A3. Ele afirma que a pesquisa é muito importante para o meio acadêmico, pois ajuda o universitário a descobrir problemas da sociedade e, muitas vezes, encontrar soluções.

A minha pesquisa no Rio Grajaú foi de grande relevância para saber que o local, na época da pesquisa, se encontrava próprio para uso de recreação primária, ou seja, próprio para balneabilidade. Foi uma honra, uma sensação de prazer, saber que todo nosso sacrifício valeu a pena, ver que o meu artigo contribuirá no aprendizado para outros acadêmicos”, destacou.

Leia o artigo na íntegra

Por: Bruna Castro

Produção: Laís Costa