Artigo de aluna de Comunicação Social - Jornalismo publicado no Intercom 2020 é destaque em reportagem do Rádio Ciência

publicado: 19/04/2021 10h24, última modificação: 19/04/2021 22h04

Um destaque de uma das edições do programa Rádio Ciência da Rádio Universidade FM 106,9 foi um artigo da estudante Bárbara Lauria, do curso Comunicação Social - Jornalismo do Câmpus São Luís, que aborda democracia digital e interatividade, publicado pelo Congesso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2020). O trabalho foi desenvolvido como parte de um projeto vinculado ao grupo de pesquisa Mídia e Democracia (MID), coordenado pela docente Patrícia Raquel de Castro.

O artigo foi elaborado após um ano de pesquisa e propõe uma análise do papel do leitor na construção do discurso no contexto digital da produção e circulação da informação. Intitulado “O Discurso Político no Jornalismo On-line de O Imparcial – A democracia digital a partir da interatividade”, o artigo foi feito em coautoria com a também discente do curso Patrícia Carvalho, sob a orientação da professora Patrícia Raquel.

Além de entrevistas, levantamentos de dados na sede do jornal O Imparcial e monitoramentos digitais, houve outros métodos de pesquisa que guiaram o estudo. “O método de coleta de dados foi por meio do clipping eletrônico, em que a gente coletava, organizava e sistematizava esses dados e depois os analisava com base na análise de discurso de abordagem britânica”, explicou a docente.

A pesquisadora aponta o fato que a mídia não apenas espelha ou traz recortes da sociedade, mas ajuda a construir as histórias que são contadas e vividas. “Entender que isso sofre influência do debate público, assim como o influencia, é entender também o poder que a mídia tem sobre a construção do debate público. É uma relação muito íntima, a construção social da realidade é feita pela, com e para a mídia, assim como a construção social de uma realidade política e democrática que está cada vez mais digitalizada e em rede”, destaca.

Confira a reportagem completa no site da Rádio Universidade

Leia o artigo completo das estudantes

Por: Maria Eduarda Sousa

Produtor: Marcos Paulo Albuquerque