Artigo da professora Josie Bastos com participação de aluna do Pibic é assunto do quadro Rádio Ciência, da Rádio Unviersidade FM 106,9

publicado: 11/05/2022 10h37, última modificação: 11/05/2022 12h35

A professora  Josie de Amaral Bastos, doutora em políticas públicas, publicou um artigo no Jornal de Políticas Educacionais da Universidade Federal do Paraná, com o tema “A internacionalização da educação superior: relações de aproximação entre Brasil e Portugal”, assunto do quadro Rádio Ciência da Rádio Universidade FM 106,9 de segunda-feira, 9. A pesquisa tem por objetivo compreender as estratégias tomadas na questão da internacionalização, por meio de relatos de alunos de instituições de ensino superior no Brasil e em Portugal.

O artigo explica que, com base na globalização, entender as conexões entre as universidades é também compreender a união de diferentes culturas. O estudo contou com pesquisas bibliográficas e entrevistas de alunos de graduação e pós-graduação matriculados em universidades brasileiras e estrangeiras no ano de 2020.

Rose Carvalho, aluna do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e participante da pesquisa, falou, em entrevista à Rádio Universidade, sobre o processo de produção do artigo. “Tivemos alguns meses de embasamento teórico, porque é preciso entender em que contexto o assunto está inserido e também apoio de estudantes que estavam no papel de alunos internacionais e, com base nas teorias, fomos montando nosso planejamento para que as entrevistas acontecessem. Tivemos divulgação de notas, postagens nas redes sociais, criação de materiais e apresentações do projeto”, destacou.

Acesse a reportagem do quadro Rádio Ciência

Por: Hemylly Mendes