Arraial da 'Felizidade' celebra a alegria do São João entre a terceira idade

publicado: 25/06/2024 14h41, última modificação: 26/06/2024 10h07
Arraial da 'Felizidade' celebra a alegria do São João entre a terceira idade

Em um clima de alegria, diversão e muita dança junina, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) recebeu, na última sexta-feira, dia 21, o Arraial da FelizIdade. Promovido pelo vereador Raimundo Penha, em parceria com a Universidade Integrada da Terceira Idade (Uniti), o evento reuniu mais de 1.500 idosos no Centro de Convenções da Cidade Universitária. A celebração promoveu a inclusão social e garantiu o direito à diversão e à cultura para os idosos, celebrando as festividades juninas e fortalecendo os laços comunitários.

Em sua sétima edição, o arraial "Felizidade" celebra a riqueza do São João e promove a valorização da experiência e cultura da terceira idade nos arraiais da cidade. O reitor da UFMA, Fernando Carvalho, reforça o compromisso da instituição em promover, por meio dos projetos, qualidade de vida para os idosos. “Com a Universidade temos a Uniti, um programa que promove ações voltadas para os idosos. Contamos com o apoio da Pró-reitoria de Extensão, e também agradecemos ao nosso vereador Raimundo Penha por coordenar este grande evento, que mostra que nossa terceira idade tem energia para celebrar o nosso São João".

A iniciativa foi criada pelo vereador Raimundo Penha, que enfatizou a importância dessa ação. Raimundo Penha destacou que, ao longo dos anos, a colaboração com a UFMA tem contribuído significativamente para criar espaços de desenvolvimento. "Esta parceria para nós é fundamental porque ela não se dá apenas hoje no espaço para realizarmos o Arraial. Na verdade, o Arraial e o Baile da Felizidade são uma confraternização de diversos grupos que existem na cidade, onde a Instituição tem um dos projetos mais completos que é a Uniti, que oferece vários acessos como a cultura. Logo não realizaríamos esse evento voltado para acessibilidade da pessoa idosa se não tivéssemos o apoio da Universidade", salientou.

A pró-reitora de Extensão e Cultura da UFMA, Zefinha Bentivi, destacou a parceria da UFMA com o vereador, proporcionando momentos de lazer aos idosos. "Nós somos os anfitriões dessa grande festa. A Uniti é a recepcionista de todos os outros grupos de idosos que estão conosco hoje em grandes parcerias, no apoio profundo do reitor Fernando Carvalho e também na parceria do vereador Penha, que é uma pessoa empenhada na causa dos idosos. Então, é um momento de alegria, de muita festa e de comemorar a vida".

Pela primeira participando da festividade, Maria das Graças Menezes contou suas impressões como brincante. "Estou achando maravilhoso, muito animado. Nunca tinha participado; é a primeira vez e estou amando. Espero vir outras vezes, enquanto eu tiver vida. Eu gosto do São João e acho muito importante, pois muitos idosos precisam de um evento desse para participar, se divertir e conhecer outras pessoas. É maravilhoso", exprimiu.

Veterana brincante no festival e integrante do grupo junino da Uniti, Laura Severiano, de 62 anos, pontuou o sentimento em fazer parte da equipe. “É uma alegria fazer parte da Uniti, do boi e do coral. É uma alegria e satisfação para nós da terceira idade, a festa é maravilhosa; estamos aqui brincando e somos jovens e alegres. Para mim, o São João é tudo para o Maranhense, é uma grandeza e a festa nossa”, destacou.

Confira as fotos do arraial:

Arraial da FelizIdade - 21.06.2024

Por: Camilla Fernanda