Apresentações juninas encantam pacientes e profissionais do HU-UFMA

publicado: 28/06/2024 08h38, última modificação: 28/06/2024 08h38
Boi Brilho do Sesc e Banda do Exército trouxeram ainda mais animação para a comunidade hospitalar
Apresentações juninas encantam pacientes e profissionais do HU-UFMA

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), encerrou as comemorações juninas em grande estilo! Nesta semana, a instituição trouxe duas apresentações artísticas que valorizaram a cultura local e trouxeram mais alegria aos trabalhadores, estudantes, acompanhantes e pacientes da instituição. A primeira performance aconteceu na Unidade Presidente Dutra, na quarta-feira (26), com o Boi Brilho do Sesc, às 10h, na recepção e também passando pelos corredores do Hospital; e a segunda, na quinta-feira (27), com a Banda do 24º  de Infantaria de Selva, às 9h, em frente à Unidade Materno Infantil. A iniciativa foi proposta pelo Grupo de Trabalho (GT) de Humanização, do Setor de Gestão da Qualidade.

Conforme explicou Luis Carlos Almeida, técnico de enfermagem e membro do GT de Humanização, essa ação teve como objetivo proporcionar momentos lúdicos que contribuem para o bem-estar da comunidade hospitalar. “Levar as apresentações para os pacientes que estão hospitalizados é sair daquele conceito de que saúde é só ausência de doença. Saúde é você olhar o ser humano em todos os seus aspectos, inclusive o cultural. Isso acaba reverberando também na saúde dos profissionais, sendo possível estimular a cultura dentro do trabalho”, destacou.

Integrantes do Boi Brilho do Sesc relataram a satisfação em levar essa tradição maranhense às Unidades do HU-UFMA, especialmente para os pacientes internados. "É um prazer imenso porque isso significa vida. Eu me sinto viva, feliz. O nosso Boi chega a locais como este [da internação], onde as pessoas não podem sair", disse Maria do Amparo Ribeiro, de 82 anos, há 21 anos campeadora e cantadora do Boi. O instrutor regente, Francisco Newman, complementou, afirmando que o trabalho social é uma característica deste grupo: "É um orgulho muito grande trazer esse trabalho aqui. Conseguimos dividir várias emoções, trazendo alegria e levando também a alegria dos pacientes que aqui estão".

Enquanto a apresentação do Boi passava pelo corredor, a paciente Marisa Cardoso já conseguia ouvir e se emocionar. Ela contou que esse momento a deixou mais leve: "Amei! Estava pra baixo e quando ouvi a toada, espertei", comentou. Com um sorriso no rosto, Marisa disse que dançou mesmo estando no leito.  "Festa junina é comigo mesma! Foi bom porque a gente está doente e aqui sempre nos animam. Eu estou feliz e bem com essa alegria que trouxeram para mim".

No segundo dia de ação, a Banda do 24º Batalhão do Exército fez sua apresentação com músicas juninas. Na ocasião, o gerente de Atenção à Saúde do HU-UFMA, Dyego Brito, fez a abertura, agradecendo pela parceria e reforçando os benefícios que atividades de humanização trazem para o Hospital. "É muito saudável, faz bem não só para nosso espírito, mas para nosso corpo , aliviando as tensões do dia a dia. Como é bom começar um dia de trabalho escutando uma música de tão boa qualidade. Nossos colaboradores e nossos pacientes compartilham desse momento de descontração", concluiu.

Sobre a Ebserh

O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Por: HU-UFMA