publicado: 21/10/2021 11h54, última modificação: 21/10/2021 11h54
Aprendizagem ativa e colaborativa, para além do conteúdo. É tema de webinário promovido, hoje, pela DTED.jpg

Nesta quinta-feira (21), das 16h30 às 18h, a Diretoria Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED-UFMA), por meio do Projeto “EaD para Você”, promoverá o webinário com o tema Aprendizagem ativa e colaborativa, para além do conteúdo.

Ministrado pelo Prof. Dr. Ricardo Ramos Fragelli, Engenheiro Mecânico, mestre em Engenharia mecânica e doutor em Ciências Mecânicas pela Universidade de Brasília, o evento busca apresentar as metodologias ativas como um caminho profícuo para a aprendizagem, dando especial destaque a três métodos: Rei da derivada, Summaê e Trezentos.

Na palestra serão apresentados a criação de ambientes de aprendizagem baseados na colaboração e um panorama educacional de integração e aprendizagem significativa, com mais solidariedade e menos reprovação.

Esses métodos já foram premiados nacionalmente e são utilizados por diversas Instituições pelo país e em várias áreas do conhecimento, desde a Educação Básica à Pós-Graduação, nas modalidades presencial e EaD. O webinário é gratuito, com certificação e é aberto a toda comunidade acadêmica da UFMA e pessoas externas à instituição, que tenham interesse na temática. A palestra será transmitida no canal EaD para Você, no YouTube.

SOBRE O PALESTRANTE

O Prof. Dr. Ricardo Ramos Fragelli é Engenheiro Mecânico, mestre em Engenharia mecânica e doutor em Ciências Mecânicas pela Universidade de Brasília. É professor Adjunto da UnB dos cursos de Engenharia da Faculdade UnB Gama, do Mestrado profissional em Matemática e do Programa de pós-graduação em Design, onde orienta trabalhos na área de Design educacional. Por meio de suas pesquisas em novos métodos, técnicas e tecnologias para a Educação, recebeu doze prêmios nacionais de Instituições como MEC, CAPES, Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), ABMES e Santander Universidades. Suas metodologias ativas e colaborativas são reconhecidas nacionalmente e utilizadas por milhares de professores de todos os níveis educacionais em todo o País.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6119310102978688

DTED/UFMA

A Diretoria Tecnologias na Educação da UFMA iniciou suas atividades durante a gestão do atual reitor da UFMA, Dr. Natalino Salgado, assumindo as funções do antigo Núcleo de Educação a Distância (NEAD). A Diretoria é responsável por promover institucionalmente o desenvolvimento e a implantação de políticas e ações relacionadas ao Ensino a Distância, assim como o aperfeiçoamento pedagógico por meio de tecnologias da informação e comunicação. Com o objetivo de dinamizar e democratizar as ações de EAD na UFMA, a Diretoria desenvolve, atualmente, três principais projetos, sendo estes: EaD para Você, UNA-SUS/UFMA e UAB.

Diretoria de Tecnologias na Educação - DTED/UFMA - dted@ufma.br

Por: Maiara Pacheco