Aplicativo “Analisador de chats do Meet” facilita a realização da chamada e contabilização da participação durante aulas

publicado: 13/05/2021 12h40, última modificação: 13/05/2021 16h21
Google Meet.png

O Laboratório de Tecnologia Aplicada a Aquicultura e Pesca (LAB TECAAP) do curso de Engenharia de Pesca, do Centro de Ciências Humanas, Naturais, Saúde e Tecnologia, Câmpus de Pinheiro, coordenado pelo professor Rodrigo Sávio Teixeira de Moura, desenvolveu um aplicativo para o professor que utiliza a ferramenta Google Meet para ministrar as aulas.

O aplicativo “Analisador de chats do Meet” facilita a realização da chamada e contabiliza a participação de cada aluno durante a aula, além de gerar a folha de frequência, que permitirá o controle da aula. “A ideia surgiu no ano passado, devido a esse momento de aulas remotas e à dificuldade de um jeito para fazer chamadas que fosse prático e rápido, sem precisar parar a aula. Existem sites e extensões de navegador que fazem a chamada pelo Meet, mas muitos ou são pagos, ou são mais complexos de usar”, afirma Rodrigo.

Durante a aula, o professor escreve no chat o código #inicioChamada, aguarda os alunos responderem e então escreve #fimChamada. Assim, todos os alunos que escreverem no chat entre um código e outro terão a presença contabilizada. O aplicativo permite que o professor faça quantas chamadas quiser, para isso basta escrever os códigos novamente. Além disso, é possível calcular, também, a participação de cada aluno no chat durante a aula.

“Ao longo do desenvolvimento do aplicativo, surgiu a ideia de acrescentar a contabilização da participação do aluno durante a aula, uma vez que também é algo complicado de avaliar de forma rápida. Assim, colocamos a função de contabilização das mensagens de cada aluno, para estimar quanto ele participou da aula via chat. A ideia aqui é dar mais uma informação para o professor”, detalha.

O LAB TECAAP pretende, ainda, incorporar, no próximo semestre, mais algumas funções para facilitar as aulas remotas. No entanto já está em funcionamento a primeira versão do App. O laboratório está aberto a sugestões pelo instagram. Para utilizar a ferramenta, clique aqui.

Por: Rosiane Oliveira