Amigo Sangue Bom: UFMA, em parceria com o Hemomar, promove campanha para estimular a doação de sangue e medula óssea

publicado: 20/03/2024 12h14, última modificação: 05/04/2024 16h16

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proaes) e a Divisão de Qualidade de Vida (DQV-Progep), em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), promovem a campanha “Amigo Sangue Bom”, que ocorre até o dia 21, das 9h às 17h, no Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire.

A ação faz parte da Semana da Acolhida, como “Trote Solidário”, com a intenção de incentivar e conscientizar toda a comunidade acadêmica a respeito da doação de sangue e de medula óssea. Durante a ação, uma equipe técnica do Hemomar estará disponível para auxiliar na doação de sangue e realizar o cadastro de interessados no processo de doação de medula óssea.

O reitor da UFMA, Fernando Carvalho, destaca a importância da doação de sangue e medula óssea por meio da ação coordenada juntamente com o Estado do Maranhão, em parceria com o Hemomar: “Acho que este é o momento da entrada dos nossos calouros, é o momento em que nós realizamos um trote saudável. A ação é uma iniciativa da Progep, em que nós organizamos uma campanha de doação de sangue e cadastro para doação de medula óssea, que é uma ação humanitária em que vidas dependem dessa doação. Nós estamos vendo os nossos calouros, nossos veteranos, professores e técnicos participando ativamente dessa campanha que se prolongará até quinta-feira. Então, esperamos todos aqui, convidamos toda a comunidade acadêmica para participar deste momento, que é importante para a manutenção da vida das pessoas”.

Campanha de Doação UFMA e Hemomar - Amigo Sangue Bom - 19.03.2024

Organizador da campanha e professor adjunto do Departamento de Saúde Pública da UFMA, Carlos Leonardo Cunha destaca a importância da ação e o estímulo da instituição para a comunidade acadêmica aderir ao projeto: “É uma campanha que está dentro do rol de atividades da UFMA Saudável, e a ideia por meio do Trote Solidário é trabalhar a responsabilidade social, a necessidade de ter uma interação social que rompe os muros da Universidade, articular com entidades da área da saúde, como o Hemomar. Então, nós sabemos que cada doação pode salvar até quatro vidas, é uma forma também de aproximar os serviços de saúde com a instituição e trabalhar a solidariedade na perspectiva de uma formação cidadã com responsabilidade social”, destaca.

Carlos Leonardo também complementa sobre a perspectiva de público para os três dias de ação: “A campanha foi amplamente divulgada, ela é aberta para a comunidade acadêmica da UFMA: alunos, professores, técnicos administrativos e para a comunidade em geral, quem quiser doar. Estamos fazendo tanto doação de sangue como também o cadastro para doação de medula óssea, e é importante frisar que essa campanha também está sendo realizada nos câmpus do continente, como Pinheiro, Balsas e Codó”, destaca.

Andressa Couto, discente do 4º período de Artes Visuais, ressalta a importância da doação de sangue e medula óssea: “Informei a uma das técnicas, durante a triagem, que sempre tive interesse em doar, mas não sabia o local em que poderia realizar o cadastro, infelizmente, não posso doar sangue pelo meu peso, mas pude me cadastrar para ser doadora de medula óssea, pois enxergo a importância de retribuir para a sociedade de maneira positiva, sinto que é um dever moral. A ação que está ocorrendo aqui na UFMA facilita muito para quem tem interesse e disposição para ajudar ao próximo, existe uma certa praticidade, por exemplo, acabei de sair da aula e vim aqui, é uma facilidade pra quem já tinha interesse, e fico muito feliz com essa iniciativa da UFMA”, frisa a aluna.

Outro discente da UFMA, Vitor Valentim, do 9º período de Engenharia Ambiental e Sanitária, explica a importância e a motivação para participar da ação como doador de sangue: “É um incentivo a mais para os estudantes e aproxima tanto o campo universitário ao campo da saúde, que, por vezes, se torna um pouco distante da comunidade pela localização. Eu enxergo a importância de doar e ajudar outras pessoas, pois eu tive uma irmã que precisou de doação de sangue, e é um incentivo para ajudar outras pessoas, assim como já a ajudaram no passado contribuindo para que ela esteja viva hoje”.

Somente no primeiro dia da campanha, foram 62 bolsas de sangue doadas e 39 pessoas realizaram o cadastro para o Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

Por: Karina Soares

Fotos: Gabriel Jansen