Notícias

Amazon Nanobiotec: UFMA sedia evento internacional sobre biotecnologia e nanomateriais

publicado: 27/06/2024 10h30, última modificação: 28/06/2024 08h59
O evento se estende até o dia 29 de junho na Cidade Universitária
Amazon Nanobiotec: Maranhão sedia evento internacional sobre biotecnologia e nanomateriais

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) está sediando, desde ontem, 26, a primeira edição do I Amazon Nanobiotec, uma inovadora escola de verão em formato bootcamp (um modelo de ensino prático, conciso e curto para formar profissionais especializados), que visa a formação de recursos humanos e o fomento de discussões de alto nível sobre biotecnologia e nanomateriais. O evento, que se estenderá até 29 de junho, tem como tema central o “Uso de nanomateriais para o desenvolvimento de formulações de Polifenóis Naturais e Sintéticos”, refletindo a importância da biotecnologia para o desenvolvimento sustentável da região.

Cerimônia de Abertura

A cerimônia de abertura, realizada ontem, foi marcada pela presença de personalidades renomadas no meio acadêmico e científico. Participaram da mesa de abertura o coordenador do Programa de Pós-graduação Renorbio, Marcus Paes, que também coordena o evento; o diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Cristiano Capovilla, e a Diretora de Pós-Graduação da AGEUFMA, Rosângela Fernandes.

Marcus Paes enfatizou a relevância da biodiversidade maranhense para o desenvolvimento biotecnológico do meio-norte do Brasil, enquanto Cristiano Capovilla destacou os esforços da FAPEMA em apoiar iniciativas que promovem a inovação e a pesquisa científica no estado. Rosângela Fernandes ressaltou a importância da integração entre a academia e o setor produtivo para o avanço da biotecnologia.

Primeiras Atividades

Após a cerimônia de abertura, o evento prosseguiu com a palestra “A biodiversidade Maranhense e sua importância para o desenvolvimento biotecnológico do meio-norte”, ministrada por Lucas Cardoso Marinho, da UFMA, que abordou a biodiversidade maranhense e sua importância para o desenvolvimento biotecnológico. Em seguida, ocorreu um grupo de discussão sobre o uso e manejo sustentável da biodiversidade.

No período da tarde, Claudia Quintino da Rocha, também da UFMA, apresentou a palestra “Polifenóis Naturais: da bioprospeção à identificação química”, seguida pelo professor Andrés Trostchansky, da Universidad de la República, no Uruguai, que falou sobre “Polifenóis Sintéticos: do design à síntese química”. 

Programação de Hoje

Hoje, 27, as atividades iniciaram com a palestra “Potencial  bionanotecnológico da própolis vermelha da Amazônia: Um case de estudo da relação estrutura química – atividade biológica de polifenóis”, ministrada por  Richard Dutra, da UFMA, sobre a relação estrutura química-atividade biológica dos polifenóis. Durante o dia ainda serão discutidos: o metabolismo e a absorção intestinal dos polifenóis, bem como a interação de nanomateriais com compostos fenólicos, com a participação da professora Karina Ckless, da State University of New York, e do professor Edward M. Bahnson, da University of North Carolina. 

Encerramento e Mesa Redonda

O evento se encerrará no dia 29 de junho com uma mesa redonda sobre as potencialidades do Maranhão para a indústria biofarmacêutica, moderada por Allan Kardec Duailibe de Barros Filho, da UFMA. Esta sessão vai reunir importantes debatedores para discutir as oportunidades e desafios do setor biotecnológico na região.

O I Amazon Nanobiotec representa um marco significativo para a biotecnologia no Maranhão, promovendo a convergência de conhecimento científico e inovação tecnológica em um estado rico em biodiversidade e potencial biotecnológico.

Para mais informações, consulte a programação detalhada clicando AQUI.

Por: Lucio Silva/Ageufma

registrado em: