Alunos, professores e servidores da UFMA já podem emitir certificado de forma virtual

publicado: 31/03/2021 19h40, última modificação: 31/03/2021 20h45

Estudantes, servidores e professores da Universidade Federal do Maranhão já podem ter acesso aos certificados digitais pessoais da Infraestrutura de Chaves Públicas para o Ensino e Pesquisa (ICPEdu). O serviço, garantido pela integração do novo serviço à Comunidade Acadêmica Federada (Cafe), está disponível desde o dia 24 de março.

Com este certificado pessoal, qualquer pessoal pode emitir seu próprio certificado e assim obter diplomas e outros documentos junto à Universidade de forma eletrônica, não necessitando da utilização de papel e reduzindo o tempo com burocracias. De acordo com o Sistema de Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), todo o processo leva menos de um minuto para ser realizado.

O certificado pessoal da ICPEdu tem validade jurídica, com respaldo da Lei 14.063, de setembro de 2020, e conta como “Assinatura Avançada”, que pode ser aplicada em processos acadêmicos. Segundo o decreto 10.543, de 13 de novembro de 2020, a “Assinatura Avançada” também permite a utilização de assinaturas eletrônicas na administração pública federal.

Acesse o link e saiba como fazer para emitir seu certificado.

Por: Kaio Lima

Produção: Marcos Paulo Albuquerque