Alunos egressos de Administração e do MBA de Gestão de Projetos ganham 6ª edição do Prêmio Ser Humano, na categoria Trabalho Acadêmico

publicado: 21/09/2022 14h52, última modificação: 22/09/2022 08h40
A UFMA foi representada com a participação de quatro estudantes, em que três foram finalistas na premiação

Dois alunos egressos do curso de Administração e um do MBA em Gestão de Projetos da UFMA foram alguns dos ganhadores da 6° edição do Prêmio Ser Humano (PSH). Neste ano, a premiação ocorreu no Multicenter Sebrae, no dia 14 de setembro, e contou com a organização da professora Adriana Araújo, do Departamento de Ciências Contábeis, Imobiliárias e Administração. Os estudantes Geilson Pereira Silva, Karoline Côrrea Trindade e Alexandre Frazão Gonçalves foram os finalistas na categoria Trabalho Acadêmico.

O PSH foi criado em 1993 pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), entidade não governamental e sem fins lucrativos voltada à área de gestão de pessoas. No Brasil, a ABRH possui 21 seccionais que buscam promover o desenvolvimento dos profissionais de RH e de gestores de pessoas por meio de eventos, pesquisas e troca de experiências, visando à formação de organizações mais produtivas no contexto socioeconômico do país. No Maranhão, a premiação é realizada desde 2015.

A docente Adriana Araújo é diretora do PSH na ABRH - Seccional Maranhão. Além dela, os alunos Rosália Costa, do curso de Administração, e Theylison Rodrigues, da graduação em Ciências Contábeis, estiveram na organização. A UFMA foi representada na categoria Trabalho Acadêmico com a presença de quatro alunos egressos: além de Geilson e Alexandre, graduados em Administração, e Karoline, que foi do MBA de Gestão de Projetos, o evento contou com a participação do aluno Luís André Silva Menezes, também egresso de Administração. Ele teve seu trabalho classificado, mas não chegou a ser finalista. Todos os estudantes tiveram a orientação de docentes do Departamento de Ciências Contábeis, Imobiliárias e Administração.

Geilson Pereira Silva, orientado pela professora Amanda Aboud, conquistou o 1° lugar com o trabalho “Gestão da Diversidade: uma análise das práticas de diversidade e inclusão (D&I) no Maranhão”. O 2° lugar ficou com Karoline Côrrea Trindade, orientada pela professora Adriana Araújo, com o trabalho “Estratégias de Ensino e Aprendizagem para a Função de Designer Instrucional de Forma Remota em uma Instituição que trabalha com Educação a Distância”. Já Alexandre Frazão Gonçalves, orientado pela professora Mayana Viegas, levou o 3° lugar com o trabalho “Arquétipos Básicos de Liderança nas Comunidades de Startups: descritivo dos perfis de liderança de comunidades de startups no Nordeste brasileiro”.

De acordo com Adriana, o PSH é um reconhecimento público dos esforços de profissionais e entidades cuja atuação tenha um resultado significativo no mercado de trabalho, além de estudantes de qualquer formação que produzam trabalhos científicos na área. Para a docente, o envolvimento dos universitários se reflete tanto no desenvolvimento de sua dimensão acadêmica quanto na dimensão pessoal-integral e cidadã, contribuindo nos aspectos de ordem individual e coletiva.

“Esperamos que o estudante tenha iniciativa, atitude e protagonismo no que se refere aos fenômenos sociais e diante das relações implicadas por tais fenômenos, em uma orientação voltada para a transformação do mundo e da realidade presente. Nesse sentido, quando o universitário participa de uma premiação como essa, revela-se agente de ação na consolidação desse instrumento de valorização das práticas potentes em relação ao desenvolvimento e cuidado com as pessoas dentro e fora das organizações instaladas no Maranhão. Seja atuando como voluntário na coordenação do PSH, seja inscrevendo o seu trabalho acadêmico com foco em gestão de pessoas, a participação do estudante é um contributo importante para seu respectivo processo formativo”, afirmou Adriana.

Saiba mais

A 6ª edição contou com as categorias Grande Empresa, Média Empresa, Micro/Pequena Empresa, Organização do Setor Público, Organização do Terceiro Setor e Trabalho Acadêmico. A próxima edição está prevista para o segundo semestre de 2023. Para participar, no caso dos estudantes, é necessário que eles pertençam a alguma instituição de ensino superior maranhense. Para mais informações, basta entrar em contato via e-mail premioserhumanoma@gmail.com.

Por: João Meireles

Produção: Bruna Castro