Alunos e professores da UFMA apresentam trabalho na Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema)

publicado: 12/09/2023 09h55, última modificação: 14/09/2023 04h28

Como parte da programação da Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), discentes e docentes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) apresentaram, em parceria com a Secretaria de Estado da Pesca e Agricultura (Sepa), projetos de pesquisa desenvolvidos no curso de Engenharia de Pesca, do Câmpus de Pinheiro.

Um dos trabalhos foi apresentado pelas alunas Élida Barbosa e Priscila Sá, com o título “Camarão do Maranhão: Subsídios para o Manejo Sustentável da Pesca Artesanal de Camarões nas Reentrâncias Maranhenses — Costa Amazônica Brasileira”, orientado pelos professores Danilo Lopes, Priscila Bernardes e Marcelo Andrade.

O professor e coordenador do projeto, Danilo Lopes, comentou a participação dos alunos na Expoema: “Ao longo dos dias de Exposição, apresentamos projetos, equipamentos e produtos desenvolvidos pelo curso de Engenharia de Pesca, como, por exemplo, o secador solar e o projeto Camarão do Maranhão. O projeto do camarão é fruto da parceria entre a Universidade Federal do Maranhão e do Ministério de Pesca e Aquicultura, em que o produto fim é a elaboração de subsídios para a gestão da pesca do camarão no Estado do Maranhão por meio do uso de ferramentas de análise de avaliações de estoques e análises reprodutivas, visando identificar se existe alguma alteração no período reprodutivo em virtude das mudanças climáticas, bem como identificar a capacidade ainda de reprodução do tamanho desses estoques aqui na costa do estado”.

A pesquisa tem por objetivo avaliar os períodos reprodutivos e a condição dos estoques dos camarões rosa (Penaeus subtilis Pérez Farfante, 1967 e Penaeus brasiliensis Latreille, 1817), branco (Penaeus schmitti Burkenroad, 1936) e sete barbas (Xiphopenaeus kroyeri Heller, 1862), em três cidades do Maranhão: Tutóia, Icatu e Cururupu.

A coleta de dados em campo começou a ser desenvolvida em 2022, sendo finalizada no ano de 2023 e incluiu a coleta de camarão nos três municípios, aferição de parâmetros físico-químicos da água, coleta de água e sedimento, coleta do material biológico, separação dos camarões, por espécie e da fauna acompanhante e retirada das gônadas das fêmeas. Com base nisso, a pesquisa em campo possibilitou a criação de um banco de dados com os principais resultados encontrados que oferecem subsídios que indicam a gestão de pesca no Estado do Maranhão. A pesquisa gerou também trabalhos científicos que foram aprovados em eventos da área, o que demonstra papel destaque para os pesquisadores.

Danilo pontua, ainda, que a presença da Universidade, por meio da pesquisa e extensão, se mostra como um espaço relevante, tanto para a comunidade acadêmica como para a sociedade que tem acesso a esses dados. “Essa interação entre a Universidade Federal do Maranhão e a Expoema, especificamente com a Secretaria de Pesca e Aquicultura, que nos deu a oportunidade de apresentarmos essas ações, tanto projetos de pesquisa, como produtos tecnológicos do setor pesqueiro que estão sendo desenvolvidos, serve para apresentar ao público e também divulgar o nosso curso de Engenharia de Pesca aqui da UFMA para a sociedade maranhense”, expressa.

Alunos da UFMA participam da Expoama com exposição de trabalhos - 05.09.2023

A discente Élida Barbosa, que participou da Expoema com a apresentação do projeto, também destaca que o momento foi construtivo. “Esse momento gerou debates e troca de visões, pudemos falamos sobre nosso trabalho ao longo deste ano e também ter essa comunicação com as pessoas que estavam aqui presentes. Ver o pensamento delas sobre a pesquisa, trazer um pouco das nossas análises e contrapor com o que eles têm em mente, qual ideia elas possuem é muito importante para a construção do nosso projeto” finaliza.

A aluna reforça, ainda, que a pesquisa ainda continua com etapas de análise partindo para a análise microscópica e, a partir disso, vão produzir mais artigos científicos para serem publicados nas linhas de interesse da área.

Por: Sarah Dantas

Fotos: Sarah Dantas