Alunos e docentes da Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros assistem ao filme Medida Provisória, do diretor Lázaro Ramos

publicado: 19/04/2022 11h15, última modificação: 19/04/2022 22h12

Pensar as relações sociais e raciais do Brasil: a máxima é também uma das inspirações para que docentes e estudantes do curso de Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros fossem, no sábado, 16, ao cinema UCI Kinoplex do Shopping da Ilha para assistir ao filme Medida Provisória, do diretor Lázaro Ramos. O momento é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal do Maranhão e o Instituto Da Cor Ao Caso.

Mais de 150 pessoas compareceram no horário e local, entre professores, discentes, convidados e participantes de projetos sociorraciais ligados ao curso. O enredo é uma ficção que trata sobre uma proposta para que negros possam “retornar para seus locais de origem”, ou seja, a África. Entretanto, posteriormente, isso se torna uma Medida Provisória, que obriga a ida de pessoas pretas brasileiras para o continente africano, o que culmina em uma perseguição racial. O filme perpassa várias sensações e emoções sem deixar o senso crítico de lado.

O professor Rosenverck Estrela, coordenador da Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, explicou que a proximidade do curso com a pauta vem de longas datas. “Esse filme é baseado no livro ‘Namíbia, não’, de Aldri Anunciação. Ele veio para cá no primeiro ano da nossa Licenciatura, em 2015, na primeira semana de estudos africanos e afro-brasileiros da UFMA. Nossos alunos leram e estudaram sobre essa obra. Passados sete anos, Lázaro Ramos lança o filme e os nossos alunos, por meio da parceria com o Instituto Da Cor Ao Caso, conseguem vir assistir”, contou.

Além disso, o coordenador acrescentou que o filme “tem tudo a ver”, em suas palavras, com o curso, desde a leitura do livro: “A ideia sempre foi possibilitar que a gente produza conhecimento sobre a história da população negra e faça uma luta acadêmica, científica, para desconstruir o racismo, as formas de conhecimento eurocêntricas, para construir uma nova visão sobre o Brasil. A proposta é repensar o país com base nas relações raciais, e isso é toda a essência do nosso curso”.

Para o estudante do 7° período da Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros Marcelo Cardoso, a película rompe algumas barreiras sociais. “Medida Provisória é muito disruptivo, porque é um filme nacional dirigido por um homem negro que, segundo ele, tem um elenco de maioria preta, assim como quem está nos bastidores. Isso significa muito, tanto quanto o conteúdo. É um filme que vai trabalhar com o futuro, com o passado, com a luta, com a alegria. Então, eu acredito que o antirracismo é a base dessa produção e, para nós, que somos futuros professores e que pretendemos ser antirracistas também na nossa profissão, significa muito ver e enxergar esperança no futuro do nosso país”, ressaltou.

Por: Laís Costa

Fotos: Laís Costa