Notícias
Alunos do curso Letras do Câmpus São Luís elaboram manuais de ensino da língua portuguesa para auxiliar aulas de professores da rede pública
![](http://portalpadrao.ufma.br/site/noticias/alunos-do-curso-letras-do-campus-sao-luis-elaboram-manuais-de-ensino-da-lingua-portuguesa-para-auxiliar-aulas-de-professores-da-rede-publica/MANUAISLETRAS.jpg/@@images/c9630978-3eac-4f62-9ffe-2cf5c977ea40.jpeg)
Alunos do curso Letras do Câmpus São Luís criaram manuais para ajudar nas aulas de português de professores do ensino fundamental em escolas públicas. A iniciativa foi desenvolvida na disciplina de Intervenção na Educação Básica I, lecionada pela professora Regysane Botelho, cujo foco é a prática pedagógica. As produções estão disponíveis na plataforma Padlet.
Os manuais foram elaborados em um formato que fosse interessante para os professores na sala de aula. O desafio era que os alunos desenvolvessem manuais viáveis para uso durante o ensino remoto, e a produção foi feita após pesquisa de princípios de criação de projetos pedagógicos e análise de reportagens sobre outras iniciativas feitas por professores brasileiros durante a pandemia. Os projetos foram realizados primeiro para o âmbito acadêmico e posteriormente para o formato de manual.
Para a professora Regysane, a produção dos manuais ajuda a repensar técnicas pedagógicas no período atípico de pandemia. “Foi um processo em que a criatividade e a troca de experiências foram muito importantes para o desenvolvimento da consciência pedagógica necessária para a aplicação de projetos educacionais, ainda mais no contexto que vivenciamos durante a pandemia da covid-19. Essa foi uma atividade muito interessante e motivou os alunos a quererem também elaborar projetos que fossem divulgados para outras pessoas”, comentou.
Por: Andressa Algave
Produção: Laís Costa
Revisão: Jáder Cavalcante