Alunos do curso de Turismo da UFMA realizam pesquisa de campo baseada na vivência do marisco

publicado: 27/11/2023 13h42, última modificação: 27/11/2023 14h18
Alunos do curso de Turismo da UFMA realizam pesquisa de campo a partir da vivência do marisco

Alunos do curso de Turismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Câmpus de São Bernardo realizaram, no dia 28 de outubro, uma atividade de campo e teórica em Ilha Grande, no Piauí, como parte das disciplinas Gestão Ambiental e Turismo; Planejamento Turístico I; Fundamentos do Turismo I e Gestão de empreendimentos em Lazer e Recreação, e Empreendedorismo e Turismo, para pensar as bases locais do turismo, junto dos professores Ana Catarina Coutinho, Jussara Aires e Thiago Pereira. A atividade ocorreu em duas etapas.

A atividade, que tinha como foco a rota das marisqueiras, teve como objetivo demonstrar a vivência e entender a prática do Turismo de Base Comunitária. O roteiro da viagem incluía o acolhimento na Associação das Marisqueiras, no Porto dos Tatus, onde os alunos e professores foram recebidos pela comunidade local, logo depois iniciou-se o passeio pela trilha das dunas, onde foi possível vivenciar a realidade socioambiental das marisqueiras e observar todo o trajeto delas.

Ao término da trilha, as marisqueiras puderam ensinar as técnicas de coleta e o processamento dos mariscos no local onde é realizado a coleta. A oportunidade da realização da pesquisa foi a chance de os discentes aplicarem na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, solidificando o aprendizado teórico, demonstrando como as teorias e os conceitos estudados se relacionam com a realidade.

A visita técnica proporcionou uma experiência direto no campo, permitindo que os alunos pudessem compreender a dinâmica e os desafios reais enfrentados pelas marisqueiras. Ao dar ênfase para o Turismo de Base Comunitária, a visita técnica mostra aos discentes uma abordagem sustentável e ética para o turismo, a qual não apenas sensibiliza os estudantes para práticas responsáveis, mas também destaca a importância de preservar as culturas locais e envolver comunidades no desenvolvimento turístico.

Para a professora Ana Catarina Coutinho, além de os conhecimentos serem importantes para pensar as dinâmicas locais e a sua inserção em roteiros turísticos, como o caso da produção de farinhas e cachaças na região, a atividade importa para alunos e para a Universidade ao formar empreendedores do turismo, que é o alvo do curso como um todo: “A atividade com as marisqueiras estrutura-se em torno das bases locais do turismo, distanciando da visão hegemônica do turismo, com base nos recursos e produtos locais. A Universidade, no seu tripé de conhecimento; e o aluno, na sua formação e atuação”.

Derick Sousa, estudante de turismo, pontua sua experiência com a atividade: “Foi minha primeira vez indo a um lugar como esse e ter participado de uma experiência extraordinária. Foi interessante conhecer a rotina das mulheres marisqueiras em sua trajetória até o local da coleta dos mariscos, em um determinado tempo caminhando pelas dunas, foi explicado por uma das mulheres que todos os capins “vassourinhas” foram plantadas por elas para prender as dunas e evitar que se espalhassem e apagassem a trilha feita por elas, além das fortes areias. Um trabalho bem simples, sem muita complexidade, porém muito bem-executado por elas que, com seu carisma e humildade, deixam únicas”.

O segundo momento da pesquisa aconteceu no dia 08 de novembro, com uma palestra com a pesquisadora e professora Valéria Moura, com o tema “Turismo de Base Comunitária e a Ecomuseologia: experiências com a Associação de Catadores de mariscos do município de Ilha Grande/Piauí/Brasil”, onde foi discutido o processo de construção do roteiro turístico. Valéria apresentou sua pesquisa, que tem escolha metodológica, baseando-se na pesquisa da ação e construção das oficinas colaborativas com as marisqueiras para pensar produto ofertado e suas melhorias.

O resultado do projeto se dará com a produção de um artigo científico no final da disciplina de Fundamentos do Turismo que ainda está em construção para formar a base de conhecimento em turismo nos alunos do primeiro período, em que a disciplina é ofertada. Nas demais disciplinas, trabalhou-se gestão ambiental e empreendedorismo acerca do trabalho das marisqueiras.

Por: Karina Soares

Produção: Alan Veras