Alunos do Curso de Teatro da UFMA organizam encontro sobre humor na comédia

publicado: 22/11/2023 11h34, última modificação: 22/11/2023 11h34
lunos do Curso de Teatro da UFMA organizam encontro sobre humor na comédia

Alunos do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizam, no dia 27 de novembro, um encontro sobre humor na comédia com convidados da palhaçaria e stand-up comedy. Com o tema Tertúlia: Experiências da comicidade em São Luís, o evento ocorrerá no auditório B do Centro de Ciências Humanas (CCH) a partir das 8h.

Produzido e organizado por alunos da disciplina de Teatro e Comicidade, objetiva desenvolver descobertas sobre o cômico no teatro dentro do campo teórico e prático sendo direcionado para comunidade acadêmica, professores e alunos do curso de Teatro da UFMA, além de ser aberto ao público geral que esteja interessado na temática. Além disso, propõe o desenvolvimento de conversas e trocas de conhecimento sobre a comédia dentro do teatro com convidados e o público, construindo um diálogo sobre filosofia, história e o que seria ou não cômico dentro dos gêneros de stand-up comedy e palhaçaria.

Dayana Roberta, professora responsável pela disciplina, conta um pouco sobre o planejamento que, além do campo teórico, na prática engloba a organização de eventos, fase atual do projeto: "Para a preparação do Encontro, fizemos um plano de ação com a divisão de tarefas e execução das mesmas, pois essa é uma etapa de avaliação processual na disciplina. Eles(as) fizeram um levantamento dos(as) convidados para a Tertúlia, oficinas e demonstrações técnicas. Durante a aula definiram a identidade do evento, cores dos cards, formulário de inscrição, convites e a comunicação".

Ela também pontua sobre como o evento influenciará na vida dos discentes como profissionais futuramente: "Como é uma ação da disciplina que é optativa no curso de Licenciatura em Teatro, esses estudantes irão experimentar o campo da produção na comicidade, enquanto formação profissional, poderão usar os conteúdos na docência, prática artística e de treinamentos. Outro fator importante se apresenta no diálogo com os/as profissionais da comicidade que vivem dessa produção, com a acadêmica de maneira geral, reforçando assim, o quanto o Teatro é necessário para a formação cidadã, crítica e cultural."

Ao final da disciplina, que será em dezembro, os alunos apresentarão cenas curtas sobre algum gênero da Comicidade.

As inscrições para participar do evento estão abertas via google forms e é gratuito com direito a certificado.

Saiba mais

Tertúlia é um encontro que promove diálogo entre pessoas com vista à construção coletiva de significado, aproximando os intervenientes de obras da cultura clássica universal. Promove as relações equitativas entre todos os participantes sem distinção de idade, gênero, cultura ou capacidade sem qualquer tipo de imposição. O termo “tertúlia” refere-se a um encontro social onde as pessoas se reúnem para conversar, debater e socializar.

Palhaçaria que seria a arte de fazer humor e a comicidade para fazer as pessoas rirem. Os palhaços são artistas que utilizam técnicas de improvisação, acrobacias, malabarismo, música, dança e outras habilidades para criar um ambiente de diversão e descontração.

Stand-up comedy é um tipo de espetáculo de humor, onde o indivíduo faz sua performance em pé, por isso recebe esse nome. Uma forma de entretenimento na qual um comediante se apresenta diretamente para o público, geralmente de pé, sem adereços ou personagens, contando histórias, piadas, observações engraçadas ou experiências pessoas. Esses comediantes costumam se basear em situações do dia a dia, questões sociais, culturais ou políticas.

Por: Karina Soares

Produção: Alan Veras