Alunos do curso de Licenciatura em Teatro da UFMA promovem Sarau como trabalho final da disciplina de Dramaturgia

publicado: 16/09/2024 18h16, última modificação: 18/09/2024 18h46

Estudantes do curso de Teatro, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) vão realizar um Sarau Dramatúrgico, na quinta-feira, 19, como finalização da disciplina de Dramaturgia, ministrada pela professora Dayana Roberta. O evento ocorrerá no Hall do Centro de Ciências Humanas, Câmpus São Luís, a partir das 9 horas.

O Sarau tem o objetivo de expor os textos produzidos pelos alunos da disciplina de Dramaturgia e também o processo de criação de cada trabalho, e também discutir questões voltadas para a escrita teatral.

“Os discentes vão apresentar cenas de sua própria autoria e a dramaturgia que cada um desenvolveu durante a disciplina, além dos vídeos de processos que fizeram parte dessa construção, com a finalidade de poder apresentar os processos criativos e a construção final de uma cena dramatúrgica para o público interessado em contemplar esse trabalho, que foi desenvolvido com muito carinho e muita pesquisa durante o percurso na disciplina”, explica a discente de teatro Fernanda Lys Ribeiro, responsável pelo evento.

O evento é uma celebração do aprendizado dos discentes e a capacidade artística que desempenham durante a disciplina, e serve como uma forma de os alunos se aprofundarem no seu processo de criação e poderem ter uma enriquecedora troca com outros artistas e os docentes, como pontua Dayana Ribeiro, professora responsável pela disciplina de Dramaturgia.

“Destaco a importância da colaboração do trabalho em equipe para organizar o Sarau Dramatúrgico e a generosidade na escuta desses escritos. Essa iniciativa valoriza a formação profissional com foco nos saberes tradicionais, científicos e culturais, como narrativas e memórias nas diversas tessituras dos alunos. Que cada estudante escreva seus textos e leve para a cena profissional, seu modo de discente, pesquisador e artista”, frisa a professora.

Dayana Ribeiro também afirma que o Sarau é importante para inspirar os alunos a criar tendo em mente a relevância do processo criativo que leva à formação dos produtos criados, indo além do foco apenas no resultado final. “É o momento que encontram para tirar a ideia do papel, porque precisam planejar a ação, seu  processo escrito em diálogo com os dispositivos da cena”, conclui.

Serviço:

O que: Sarau Dramatúrgico

Quando: 19 de setembro de 2024, a partir das 9h

Onde: Hall do Centro de Ciências Humanas (CCH) – Câmpus São Luís.

Por: Pedro Correa

Revisão: Jáder Cavalcante