Alunos do curso de Letras-Inglês da UFMA são contemplados com bolsas de estudo em programa da Grécia

publicado: 17/05/2021 08h00, última modificação: 17/05/2021 18h55

Os alunos Paulo Emanuel Rodrigues e Arielton Cruz da Silva, do curso de Letras-Inglês da UFMA, foram contemplados com bolsas de estudo do Ministério da Cultura e dos Desportos da Grécia. Eles participarão do 48° Programa Internacional de Língua Grega, História e Civilização, que tem o objetivo de ajudar os alunos a desenvolver as habilidades com a língua Grego Moderno e fortalecer a parceria entre as universidades.

O professor e orientador dos alunos, Édison Reis Meira, contou como foi o processo de credenciamento da UFMA no programa: “Depois que oficializamos a disciplina de língua Grego Moderno na grade curricular do Curso de Letras, comecei a fazer contato com o Ministério da Cultura e dos Desportos da Grécia, e, em 2019, conseguimos o credenciamento da UFMA. No mesmo ano, conseguimos mandar um aluno para lá”, informou.

Por conta da pandemia, os alunos farão o estudo de forma on-line, como explicou o docente: “Devido à pandemia, infelizmente, os alunos não poderão ir à Grécia, como nos anos anteriores, no entanto eles terão aulas on-line intensivas com professores gregos que trabalham com o ensino do grego para estrangeiros. Eles contarão com todo o apoio do Ministério da Cultura e dos Desportos da Grécia”, relatou.

O acadêmico Paulo Rodrigues falou da satisfação em poder se aperfeiçoar na língua grega por meio do programa: “Quando comecei com a língua grega num primeiro momento, foi um susto, porque o alfabeto é totalmente diferente, e a escrita também, mas, com o tempo, fui gostando e me interessando bastante. Estou extremante feliz por poder participar do programa e com ele conseguir melhorar na língua”.

Já o aluno Arielton Cruz agradeceu aos professores que o ajudaram no processo de deferimento da bolsa: “Farei jus ao esforço que tive para conseguir a bolsa e também agradeço muito ao professor Édison, que tem me acompanhado nessa minha jornada helênica, assim como à professora Naiara Sales, que me recomendou ao Ministério da Cultura grega”, pontuou.

Saiba mais

A Universidade Federal do Maranhão é a única universidade brasileira com bolsistas no Programa Internacional de Língua Grega, História e Civilização e a única que oferece a língua Grego Moderno como disciplina da grade curricular do curso de Letras.

Por: Kelle Dias

Produção: Laís Costa