Alunos de Comunicação Social - Jornalismo do Câmpus São Luís produzem revista sobre o processo de adaptação de docentes às aulas remotas durante a pandemia

publicado: 19/11/2021 09h51, última modificação: 19/11/2021 19h59

Os alunos do curso de Comunicação Social – Jornalismo do Câmpus São Luís Marcos Paulo Albuquerque Santana e Gizele Vitória da Silva Monteiro estão produzindo a revista “Educação a Distância: como os professores se adaptaram às aulas remotas no período da pandemia”, criação sob a orientação do professor Bruno Soares Ferreira e que é o Trabalho de Conclusão de Curso da dupla.

Marcos Paulo comentou que a produção é uma revista experimental voltada para docentes, para que as vozes deles sejam ouvidas. “Esse primeiro volume será voltado para os professores da UFMA, para que falem sobre as dificuldades que tiveram nesta pandemia, o que mudou em suas rotinas, tempo para adaptação, ajuda nesse processo adaptativo, entre outras questões presentes num formulário que nós elaboramos”, detalhou.

Esse formulário servirá para coletar dados sobre os docentes, tais como o que acham das novas tecnologias voltadas à educação e como elas ajudaram na melhoria do processo de ensino, como avaliam a qualidade de seus próprios ensinamentos durante a pandemia, que fatores foram prejudiciais no trabalho de home office, entre outros questionamentos.

O discente mencionou que a ideia é dar voz a esses docentes, que tiveram que passar por um processo complicado de readaptação: “Acho de muita importância que eles tenham a revista como esse local, para que possam contar suas respectivas histórias, livres para falar de seus problemas e até mesmo de realizações”.

O estudante comentou que pretendem concluir a revista e defender o TCC no final deste semestre, assim que tiverem os dados. Para responder às perguntas e obter mais informações, os professores devem acessar o formulário.

Por: Kaio Lima

Produção: Marcos Paulo Albuquerque