Alunos do curso de Economia da UFMA realizam coleta de dados socioeconômicos na comunidade Santa Júlia, em São Luís

publicado: 16/11/2023 11h36, última modificação: 16/11/2023 20h15

Como atividade prática da disciplina de Técnica de Pesquisa em Economia (TPE), alunos do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizaram coleta de dados socioeconômicos na comunidade de Santa Júlia, na Vila Palmeira. A ação teve por objetivo a aplicação concreta das teorias discutidas em sala de aula ao longo do curso. O professor José Tavares Bezerra Júnior, responsável pela disciplina, ofereceu suporte integral durante a execução da atividade, acompanhando os alunos durante a coleta de dados no local.

Ao todo, 38 alunos do 1º período do curso de Ciências Econômicas participaram, dividindo-se em 9 equipes com temas pré-determinados, tais como: segurança pública, comércio local, insegurança alimentar, educação, capacitação da mão de obra, aspecto demográfico, energia, acesso a bens e serviços e desigualdade de renda.

A comunidade da Vila Santa Júlia caracteriza-se por problemas de infraestrutura, resultando em desafios sociais e econômicos significativos para seus moradores. A vulnerabilidade social nessa comunidade atinge índices alarmantes, tornando-se objeto de pesquisa para os estudantes, que buscam oportunidades para investigar e, eventualmente, oferecer auxílio aos residentes que enfrentam tais desafios.

Wesley Aroucha, discente do 1º período de Economia, ao observar na prática, durante as visitas, relata que ainda há uma desigualdade social que reflete diretamente na qualidade de vida dos moradores. “Diante de vários desafios enfrentados pela classe trabalhadora, está a péssima qualidade de vida. A relação entre aspectos raciais e de renda em comunidades periféricas é um fenômeno heterogêneo e multifacetado que pode ser influenciado por uma variedade de fatores históricos, sociais, econômicos e políticos. Durante nossa visita à comunidade de Santa Júlia, na Vila Palmeira, a nossa equipe conduziu um questionário composto por 26 perguntas. Iniciamos com questões básicas para entender melhor o público-alvo, como gênero, nome, idade, nível de escolaridade, entre outros” destaca.

O professor José Tavares, responsável pela disciplina e pesquisa dos estudantes de Economia, explica que os resultados da coleta realizada pelos discentes serão discutidos em sala de aula, em formato de seminário.  "Os resultados da pesquisa serão apresentados no final da disciplina, com um seminário em que oriento para que haja um plano de ação com melhorias diante dos problemas encontrados durante a visita com base nos questionários, nas entrevistas e imagens que os próprios discentes produziram com consentimento dos moradores. A depender da qualidade dos resultados dos planos de ação, vou propor que as pesquisas sejam aplicadas e publicadas, para que haja um estímulo das ideias, que serão bem interessantes" finaliza.

Por: Karina Soares

Produção: Alan Veras