Alunos do curso de Direito da UFMA são aprovados em seletivos de grupos de pesquisa na USP e UFRGS

publicado: 13/04/2021 15h12, última modificação: 14/04/2021 18h58

Três estudantes do curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão — e integrantes do Núcleo de Estudos em Direito Internacional e Desenvolvimento (Nedid) — foram aprovados em seletivos de grupos de pesquisa na Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O grupo de pesquisa, que é coordenado pela professora Mônica Teresa Costa Sousa, tem o objetivo de fortalecer a pesquisa em Direito Internacional no Brasil e no exterior.

O pesquisador Paulo Philip Marques Belém, que foi aprovado no Centro de Estudos em Direito do Mar "Vicente Marotta Rangel" (Cedmar-USP) relatou a importância dessa oportunidade: “Acredito que fazer parte do grupo, vindo do estado que tem a segunda maior faixa litorânea, tem muito a somar comigo e com o próprio grupo. Para o Nedid pode ser muito enriquecedor ter alunos que se encontram em outros centros, afinal de contas, podemos ter experiências e trazê-las de volta ao grupo, inclusive para o corpo discente do curso e para a comunidade acadêmica da UFMA no geral”.

Já o acadêmico Alexandre Uchoa da Silva, também aprovado no Centro de Estudos em Direito do Mar, declarou que é uma oportunidade de crescimento acadêmico e profissional. “Estudar com alunos, professores e pesquisadores de uma das melhores universidades do país vai me possibilitar um aumento das minhas habilidades acadêmicas e profissionais. Assim, vou contribuir com pesquisas para a instituição, agregar na internacionalização e, quem sabe, servir de inspiração para outros alunos negros”, destacou.

Por fim, o mestrando em Direito e Instituições do Sistema de Justiça (PPGDir), Elder Maia Goltzman, que foi aprovado como técnico pesquisador na Clínica de Direito Humanitário da UFRGS, mencionou a relevância do Nedid. “Eu sou o único membro da equipe atual que é do Norte-Nordeste em um grupo de extensão que está na vanguarda no Brasil. Por meio do Nedid, publicamos trabalhos em congressos e revistas que tornaram meu currículo relevante, de alguma forma, para compor a clínica. É superimportante para a internacionalização da universidade manter relações com outros grupos de pesquisa, além disso, mostra que o Direito Internacional é uma carreira viável”, explanou.

Por: Talita Farias

Produção: Laís Costa