Alunos do curso de Comunicação Social da UFMA conquistam prêmios locais e nacionais

publicado: 20/09/2023 12h14, última modificação: 25/09/2023 20h41

Alunos dos cursos de Comunicação da UFMA (Jornalismo, Relações Públicas e Rádio e TV) têm acumulado prêmios em festivais e eventos de comunicação. As premiações são fruto de uma construção coletiva de professores, alunos e técnicos e o reconhecimento da qualidade dos cursos.

Recentemente, os discentes conquistaram prêmios no “Maranhão na Tela”, na categoria “Melhor Curta-Metragem”; na INTERCOM, na categoria “Mestrados Profissionais”, e na EXPOCOM, na categoria “Relações Públicas e Comunicação Organizacional – Organização de eventos”.

Continue a leitura para saber mais sobre as premiações.

Premiação do Maranhão na Tela

O curta “Dorme com os anjos”, produzido na disciplina de Narrativa Ficcional, do curso de Rádio e TV, ministrado pela professora Larissa Leda, em 2022, foi selecionado para a Mostra Informativa, não concorrendo nas categorias principais, mas disputando o júri popular. A produção foi premiada, por júri popular, na categoria “Melhor Curta-Metragem”. “Dorme com os anjos” também já havia sido premiado na mostra Gato Digital, do curso de Rádio e TV.

O filme foi inteiro produzido por alunos, desde o roteiro até a montagem, incluindo o casting dos atores que foram selecionados no curso de Teatro da UFMA, como atividade final da disciplina. De acordo com Larissa, essa é uma disciplina que é ministrada em um período do curso em que os alunos já dispõem de conhecimentos prévios e fundamentais para a produção de uma obra de ficção.

Para a professora, o prêmio funciona como um termômetro para o curso e para os alunos. “Ele ajuda a mostrar como a produção do curso de Rádio e TV se posiciona no mercado, como é que a produção dos alunos se posiciona nacionalmente, pois, nesses festivais, apesar de ser uma mostra maranhense, concorrem trabalhos de outros estados, então é fundamental tanto por esse motivo quanto a relação da produção audiovisual profissional fora da universidade, que também é um momento fundamental para os alunos testarem o mercado.”, explicou.

Premiação EXPOCOM

Além do curso de Rádio e TV, o curso de Relações Públicas também foi premiado. Desta vez, no maior evento científico da área no país, o Congresso da INTERCOM. Idealizado e executado pelos alunos Maria Júlia Sousa, Sonielle Mendes, Adney Danilo Cantanhede e Mateus Rocha, o evento “Oficina En Scene” conquistou o PRÊMIO EXPOCOM NACIONAL na categoria “Relações Públicas e Comunicação Organizacional - Organização de eventos”

O evento, desenvolvido também dentro de uma disciplina, “Planejamento e Execução de Eventos Organizacionais”, sob a orientação da Profa. Nilma Lima, buscou potencializar a comunicação verbal e não verbal do público, por meio de técnicas teatrais focadas no corpo, voz e postura profissional, realizando um desenvolvimento prático e inclusivo das habilidades comunicativas dos participantes.

Premiação da INTERCOM

O egresso do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Profissional (PPGCOMPro) da UFMA Saylon Souza, conquistou o prêmio de melhor dissertação com o trabalho “Produção e gestão de podcast: um guia de adoção para as organizações”, na categoria Mestrados Profissionais, cuja cerimônia de premiação ocorreu no início de setembro.

Sobre as premiações

Maranhão na Tela é um festival de cinema focado no fomento à produção audiovisual maranhense. Neste ano, completou 15 anos de fundação, e uma das novidades foi o retorno do seu formato original. A edição foi realizada, em formato presencial, entre os dias 4 a 9 de setembro, em comemoração ao aniversário de São Luís. O festival realizou mostras nacionais (Mostra Panorama Brasil) e local (Mostra Maranhão de Cinema), e premiou longas, curtas e videoclipes em diversas categorias.

A INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – é uma instituição sem fins lucrativos, destinada ao fomento e à troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais atuantes no mercado. Realiza o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação desde 1977, o maior do país na área.

A EXPOCOM – Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, além de uma exposição, é um prêmio destinado aos trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da comunicação. Acontece dentro do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado pela Intercom.

Por: Karina Soares

Produção: Alan Veras