Alunos do Colun ganham medalha de bronze na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB)

publicado: 29/08/2024 09h08, última modificação: 29/08/2024 10h23

Dedicação foi a peça chave que levou os estudantes do Colégio Universitário (Colun) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) à vitória na grande final da 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). A equipe "Trio mais que perfeito" conquistou o 3º lugar, levando para casa a medalha de bronze na competição.

A 16ª edição da ONHB foi marcada por uma intensa competição, com 340 equipes de todo o país disputando medalhas. Na final, foram entregues 17 medalhas de ouro, 27 de prata e 37 de bronze, além de troféus para as escolas com grupos medalhistas e medalhas de honra ao mérito para os demais participantes. O Colégio Universitário (Colun) participou da Olimpíada com um total de 37 equipes, envolvendo 111 estudantes, 5 professores e mais de 30 graduandos do curso de História matriculados na disciplina "Ensinar e Aprender História".

Três equipes estavam representando o Maranhão na Olímpiada, sendo duas delas do Colun-UFMA, com as equipes “Trio mais que perfeito” e "Triunvirato Cordiale”, sob a orientação do professor de História do Colun Inácio Araújo.  A primeira equipe obteve medalha de bronze, que foi recepcionada com muita alegria entre os membros. João Emanoel Gaspar Froes, do 8° ano do ensino fundamental e integrante do Trio mais que perfeito, relatou o sentimento em ter conquistado a medalha.

“A sensação é de dever cumprido e de sonho realizado. Desde o mês de maio, nos vínhamos disputando a competição sempre focados no objetivo de chegar à final.  Quando isso aconteceu, a gente nem acreditava direito, nós fomos a segunda equipe a ser chamada para a premiação na categoria de bronze e o sentimento de acolhimento e parabenização das outras equipes no momento foi algo muito legal. A experiência foi incrível, foi a primeira vez que viajei de avião e disputei uma competição em nível nacional e foi ótima a sensação de missão cumprida ao conquistar a medalha em Campinas e poder representar o Maranhão. Espero, na próxima edição, poder representar o nosso estado novamente”, destaca.

Mirella Pereira Rodrigues, do 1° ano do ensino médio e integrante da equipe “Triunvirato Cordiale”, expressou a satisfação em ter participado da Olímpiada, o que gerou um longo processo de aprendizado: “Participar da ONHB é sempre uma adrenalina surreal que requer muito esforço. Passar pelas seis fases on-line e chegar à final presencial trouxe uma grande experiência e inserção no mundo acadêmico e a oportunidade de conhecer uma cidade nova que eu nunca havia conhecido antes. O sentimento é de gratidão a todos que fizeram com que esse sonho se tornasse possível: aos professores envolvidos, à minha família e amigos, à minha equipe e, principalmente, a Deus”, expressou.

A realização da ONHB promoveu um espaço de desenvolvimento para aprendizagem, que despertou talentos e aptidões entre os participantes por meio de atividades de desafio construtivo de ensino. Para o professor Inácio, chegar à final e receber a medalha é fruto de iniciativas entre professores e colaboradores que incentivam a participação dos alunos em projetos voltados ao desenvolvimento do ensino.

“A preparação das equipes neste ano contou com a participação de graduandos do curso de História da UFMA, por meio de uma disciplina eletiva ministrada pela professora Marize Campos. Além disso, estagiários da UFMA e da UEMA também colaboraram. Por meio dessas parcerias, os docentes de História do Colun puderam inscrever um número recorde de equipes. A Olimpíada de História é um projeto de incentivo à cognição histórica por meio da aprendizagem mediada por documentos históricos. É muito gratificante ver como os estudantes passam a ter outra relação com a disciplina a partir dessa experiência de participar da ONHB”, salienta.

ONHB

A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com estudantes dos ensinos fundamental e médio. É desenvolvido pelo Departamento de História por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação.

A 16ª edição da ONHB teve início no dia 13 de maio. Contou com número recorde de inscritos, com 51,2 mil grupos. Participam da Olimpíada estudantes dos 8º e 9º anos do Fundamental e do Ensino Médio, em grupos compostos por três alunos e um professor de História. A ONHB tem seis fases on-line, que são realizadas nos meses de maio e junho, com duração de uma semana cada etapa, cujas provas incluíram questões de múltipla escolha e realização de tarefas, que são elaboradas com base em debates, pesquisa em livros, internet e orientação do professor.

Por: Camilla Fernanda

Produção: Sarah Dantas