Alunos do Colun brilham no I Festival de Linguagens

publicado: 04/12/2023 16h49, última modificação: 04/12/2023 17h01
Alunos do Colun brilham no I Festival de Linguagens

Na última sexta-feira, 1º, o Teatro Arthur Azevedo foi palco do I Festival de Linguagens, do Colégio Universitário (Colun), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Com o tema “Diversidade Cultural e Expressões Humanas, os alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental foram protagonistas de apresentações de poemas, teatro, música e dança relacionadas aos componentes curriculares como Língua Portuguesa, Línguas Estrangeiras (espanhola, francesa e inglesa) e Arte, incluindo Teatro, Música, Dança e Artes Visuais.

O evento, que coroa um ano de aprendizado, também proporcionou novas experiências para a maioria dos alunos, como observa o diretor do Colégio Universitário, Paulo Sérgio: “É um momento ímpar para alunos e professores. Para quase todos eles (estudantes), é a primeira vez que pisam no teatro e, para isso, eles ficaram praticamente seis meses ensaiando a apresentação juntamente com professores”.

O diretor também destacou o que o Festival proporciona para a comunidade escolar. “Evidentemente, que é uma mostra do que é o Colun para a comunidade, para que ela possa entender que a escola, para além do ensino das disciplinas propriamente ditas, deve ensinar as pessoas a viverem em uma sociedade equilibrada. E, para isso, é preciso também praticar cultura, praticar o esporte, praticar o lazer, ou seja, construir uma vida equilibrada de forma a entender que tudo que a gente aprende, que a gente faz é para a vida. Se a gente tiver uma sociedade equilibrada, uma sociedade capaz de conviver com suas emoções e poder externar suas emoções de forma positiva para a sociedade, com certeza, melhores cidadãos estamos formando.”

Idealizado pelas professoras da área de linguagens Eliza de Oliveira Rocha e Marinez Tamburini, o I Festival de Linguagens foi uma proposta inovadora de integrar diferentes disciplinas e expressões artísticas. “O Festival ocorre pela primeira vez, mas ele é uma junção de outros eventos que já fazíamos de forma separada a cada ano. Este ano, a área de linguagens resolveu se juntar e fazer um trabalho integrado. Envolve todos os professores da área de linguagem do ensino fundamental e, ao todo, 155 alunos estão envolvidos nas apresentações”, afirmou.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi, que prestigiou o Festival representando o reitor Fernando Carvalho, também comentou a importância do evento. “É um conjunto que nos enche absolutamente de muito orgulho. Primeiro é o desenvolvimento de linguagens, de arte e de cultura, que é igual a desenvolvimento de cidadania plena. O Teatro Arthur Azevedo, maior palco da nossa cultura, se reveste de grande importância porque é o nosso colégio, é o colégio de aprendizagem da Universidade Federal do Maranhão ocupando esse espaço.”, avaliou.

Uma parte dos estudantes estiveram no Teatro Artur Azevedo pela primeira vez; para outros, essa foi a primeira vez no palco do teatro; e outros não terão outra oportunidade de se apresentar no 2° teatro mais antigo do Brasil e uma das casas de cultura mais importantes de São Luís. Então, antes das apresentações, tudo era correria, nervosismo, ansiedade e vontade de aproveitar cada momento. Ana Raquel Batista, aluna do 9º ano, descreveu o sentimento antes da apresentação.

“É uma coisa muito significativa pra gente, porque eu nunca tinha pisado no palco do Teatro Arthur Azevedo, então está sendo divertido. A gente se esforçou muito e ensaiou muito para fazer essa apresentação. Eu tô amando.”, compartilhou Ana Raquel, que, junto de seus colegas, teve uma das apresentações mais aplaudidas da noite.

Por falar em aplausos, na plateia, pais, avós, irmãos cheios de orgulho assistiam ao espetáculo atentos e cheios de emoção. Kelsiane Gonçalves, uma das mães emocionadas, expressou o orgulho de ver seu filho no placo. “Me senti muito orgulhosa. Foi a primeira vez que eu vi, eu amei demais. Tô orgulhosa demais não só do meu filhos, como de todos os alunos, pais e a direção da escola”.

Mais sobre o I Festival de Linguagens

O Festival de Linguagens foi a culminância de um projeto de mesmo nome que ocorreu durante todo o ano de 2023 envolvendo as disciplinas da área de linguagem. Ao longo do ano, foram trabalhados com as crianças conteúdos e habilidades e pensando com eles algum produto disso. O objetivo era que os alunos pudessem expressar e comunicar suas ideias artísticas por meio do corpo e da arte.

O festival contou com a parceria do Teatro Arthur Azevedo, que, junto com o Colun, compreendeu a importância de proporcionar aos alunos o contato com essa casa de cultura e que tivessem a experiência de ocupar o teatro não só como espectadores, mas como artistas.

Confira os registros desta noite de alegria e muita arte.

Festival de Linguagens - 01-12-23

Por: Ingrid Trindade