Alunos do câmpus de Chapadinha vão participar da maior feira agropecuária do Maranhão

publicado: 13/05/2022 18h58, última modificação: 14/05/2022 22h34
Para os estudantes, a Agrobalsas é uma oportunidade para adquirir novos conhecimentos, firmar parcerias e mostrar as ações dos grupos de pesquisa do CCAA
Alunos do câmpus de Chapadinha irão participar da maior feira agropecuária do Maranhão.jpeg

Um grupo formado por quinze alunos do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Federal do Maranhão (CCAA/UFMA) vai representar o Câmpus Chapadinha na 18ª edição da Agrobalsas, maior feira agropecuária do Maranhão, que ocorrerá de 16 a 20 deste mês, na fazenda Sol Nascente, na cidade de Balsas-MA. Durante o evento, os discentes vão apresentar as ações e pesquisas desenvolvidas no CCAA, além de manter intercâmbio com empresas e instituições.

Este ano, a feira traz como tema “Conectividade cerrado, o grande celeiro”, oferecendo nove mesas de debate. O encontro vai reunir autoridades, produtores rurais, representantes de instituições, pesquisadores e estudantes de várias regiões. Também contará com um grande número de expositores, além de proporcionar faturamento na comercialização de veículos leves, utilitários, caminhões e máquinas agrícolas.

A caravana do CCAA é formada por estudantes dos cursos de Agronomia, Zootecnia e Engenharia Agrícola. Entre eles, estão representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), da Empresa Júnior e do Conselho Regional Júnior de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea Jr.), além de vários grupos de pesquisa.

Para a aluna do curso de Zootecnia Eduarda Castro, que representa o Grupo de Pesquisa e Extensão em Forragicultura e Pastagens no Maranhão (FOPAMA), a feira é uma oportunidade para conhecer as inovações que estão ocorrendo no setor agropecuário. “Estamos indo para este evento em busca de inovação, em busca de resultados, para agregar conhecimento ao nosso grupo”, afirmou.

Já o discente do curso de Agronomia Fernando Freitas Pinto Júnior considera a participação no evento como um momento para aprender com as experiências das empresas nacionais e multinacionais. “É uma boa oportunidade para adquirir novos conhecimentos e também para o nosso crescimento profissional”.

Durante o evento, a Empresa Júnior do Câmpus Chapadinha terá um estande para mostrar seus produtos. Com isso, os alunos poderão interagir com os visitantes, além de manter contato com outras empresas. “Poderemos manter intercâmbio com várias empresas, e isso vai possibilitar trazer novos conhecimentos para a nossa equipe e também para a comunidade acadêmica do CCAA”, destacou a representante da Empresa Júnior Sheyla Sales.

A participação dos estudantes do Câmpus Chapadinha na 18ª Agrobalsas foi uma iniciativa da própria organização do evento, que fez o convite aos discentes. O grupo também recebeu apoio do Reitor Natalino Salgado, do diretor do CCAA, Marcos Antônio Delmondes Bonfim, do Pró-Reitor de Assistência Estudantil (PROAES), Leonardo Soares, do diretor da Superintendência de Infraestrutura (SINFRA), Wener Santos e do ex-secretário de estado da Agricultura Sérgio Delmiro.

Por: Ivandro Coêlho