Alunos de Odontologia apresentaram resultados de estágio para a Secretaria Municipal de Saúde

publicado: 23/08/2023 12h53, última modificação: 23/08/2023 14h33

Discentes do curso de Odontologia apresentaram, nessa terça-feira, 22, na Secretaria Municipal da Saúde (Semus), os resultados dos seus trabalhos na atenção primária, onde prestaram serviços odontológicos na comunidade da Vila Bacanga, junto ao Centro de Saúde Básica Embrião.

O coordenador do curso de Odontologia, professor Darlon Martins Lima, explica que a apresentação teve o propósito de expor para a Semus, na condição de parceira da Universidade, a importância dos campos de estágio fornecidos e também o papel que esses campos assumem para a formação extensionista dos discentes. “Hoje, apresentamos os indicadores que tivemos ao longo desse semestre nesses campos de estágio, por meio dos professores, alunos e da coordenação de estágio. Viemos para prestigiar esse momento e ressaltar o trabalho da Semus e a importância que esse campo de estágio assume para a formação dos alunos e ao mesmo tempo uma contrapartida para a população”, expôs o coordenador.

Jackeline Dias Chaves, técnica da coordenação de saúde bucal do município de São Luís, na ocasião, representando a coordenação, explicou que a Semus vê esse trabalho de forma muito positiva, pois traz à tona o conceito ampliado de saúde. “Não é simplesmente a ausência de doença, mas um conceito em que, para mensurar a saúde da população, é necessário avaliar o contexto socioeconômico e cultural em que as pessoas estão inseridas. Esse projeto da UFMA foca na prevenção de agravos, e isso é de suma importância para trazer qualidade de saúde bucal para população”, afirmou.

A parceria integra um dos estágios obrigatórios ofertados aos estudantes de odontologia e tem por objetivo trazer uma visão mais real acerca do sistema de saúde do país no qual eles vivem e a rede de saúde da cidade onde estão estudando, além de prestar serviço à sociedade, como pontua uma das responsáveis pela parceria, professora Judith Pinho, do Departamento de Saúde Pública. “Às vezes, trabalhos como esses acabam por ser muito invisíveis. A Secretaria de Saúde traz essa atividade, para, além de outros propósitos, dar visibilidade às ações que estamos fazendo em parceria com o município. Poderemos dessa forma melhorar, é um caminho longo, e hoje trazemos um recorte do nosso trabalho para nosso parceiro”, destacou a professora.

Daniele de Mesquita Araújo, gestora da Unidade Básica Embrião, na Vila Bacanga, conta que a inciativa foi uma alegria, pois, além de contribuir para a formação de seus alunos, a Universidade também contribui com o trabalho da unidade. “Teve o nascimento de um trabalho que nunca havia acontecido. Foi a primeira vez que os alunos participaram das visitas domiciliares junto com os agentes comunitários de saúde. Essas visitas eram agendadas pelos agentes, e, nos dias de estágio desses alunos, eles os acompanhavam nas casas direcionadas por eles com os discentes responsáveis”, relatou.

Maria Eduarda de Freitas Sampaio Cruz, discente de odontologia e participante do estágio, define esse trabalho como muito importante dentro do curso por possibilitar o acesso a uma realidade muito diferente. "Conseguimos observar a integração entre certos determinantes e aplicação deles na saúde e no processo de saúde e doença da população da comunidade em que estamos inseridos. Nós passamos desde um trabalho de visita domiciliar para conhecer um pouco da realidade daquelas pessoas, fazemos também procedimentos básicos como profilaxia, além de também atividades educativas dentro da escola da comunidade. Para mim, foi uma experiência muito diferente do que eu esperava. Entender como é na prática a saúde coletiva, a saúde pública, trouxe um diferencial em nossas vidas como futuros profissionais”, finalizou.

Por: Juan Terra

Produção: Bruna Castro