Notícias

Alunos de Enfermagem da UFMA obtêm sete aprovações em Programas de Pós-graduação

publicado: 03/03/2024 11h58, última modificação: 03/03/2024 11h58
Recém-formados foram aprovados em programas de mestrado e residência em saúde
Alunos de Enfermagem da UFMA obtêm sete aprovações em Programas de Pós-graduação

A turma de formandos 2023.2 do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) obteve sete aprovações em cursos de residência em saúde pelo Brasil e duas aprovações em cursos de pós-graduação em Mestrado. O resultado reflete a qualidade do curso, que recebeu nota 4 no último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e no Guia da Faculdade.

A coordenadora do curso de Enfermagem, Luciana Batalha, destacou que a aprovação dos alunos em diversos programas de pós-graduação demonstra a qualidade do ensino do curso, que é resultado do trabalho conjunto entre coordenadores, professores e alunos. 

O curso é o único no Maranhão, teórico-prático em campo desde o quarto período, que proporciona aos alunos a vivência da profissão e da pesquisa desde o começo da graduação. Batalha afirma que há estimulação constante dos alunos em participar de grupos de pesquisa e extensão e continuar os estudos após a graduação. 

“A aprovação dos alunos nos coloca em posição de destaque pela qualidade do ensino em Enfermagem, bem como pela estimulação dos alunos em continuar buscando conhecimento pautado nas bases científicas e pesquisa. Além disso, nós devolvemos à comunidade científica e ao Hospital Universitário enfermeiros de qualidade e que continuarão a desenvolver estudos para melhorar a qualidade de vida da população”, afirma. 

De acordo com a professora, os alunos também são apresentados a outras ferramentas, como a empresa junior e a dinâmica da Universidade, por meio do tripé “Ensino, Pesquisa e Extensão”, desde o primeiro período. Ela explica que constam na grade curricular disciplinas de Metodologias de pesquisa em saúde, além da proximidade com o programa de residência desde o quarto período, quando os alunos começam a realizar as práticas no Hospital Universitário da UFMA.  

“Todo o corpo docente é formado por doutores e doutorandos, além de todos fazerem parte de grupos de pesquisa e extensão. Consideramos de extrema importância essa vivência da Universidade em todos os seus âmbitos, além da educação contínua após a graduação, e estimulamos nossos alunos para compreenderem essa necessidade e viverem isso também”, destaca.

Alunos de Enfermagem da UFMA em Programas de Pós-graduação

 

Giovanna Garcia Vieira foi aprovada em três residências no Estado de São Paulo: primeiro lugar na Residência de Enfermagem em Cardiologia do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (SP), primeiro lugar na Residência de Enfermagem Cardiovascular do Incor-USP e na Residência em Cardiologia e Pneumologia da Universidade de São Paulo – HCFMUSP, optando pela residência de Enfermagem em Prevenção e Terapêutica Cardiovascular do  InCor – USP. A aluna afirma que o sentimento é de dever cumprido e que suas expectativas são as melhores possíveis. Além de reconhecer o importante papel da graduação em suas aprovações: 

“Estarei no maior instituto de cardiologia da América Latina e acredito que será um período de grande aprendizado, de inserção em um mundo de tecnologia e grande avanço na área da saúde. A base teórica que o curso me deu foi muito importante, sendo um facilitador durante a preparação, além disso, ter professoras que fizeram residência em alguns dos programas que prestei foi muito inspirador. O fato de na UFMA estarmos no hospital, conciliando teoria e prática desde os períodos iniciais, foi essencial para o aprimoramento da nossa aprendizagem e para que saíssemos do curso com experiência prática e de qualidade”, relata.

Aprovada na Residência em Saúde da Criança do Hospital Universitário Federal do Maranhão (HUUFMA), Keyliane Santos Lima frisou a importância de  ter participado de pesquisas na área da saúde da criança, desde a graduação, fato que possibilitou uma maior familiaridade e experiência prévia sobre o assunto. A discente também já possui planos para quando concluir a residência e conta que pretende ingressar em um mestrado para somar na sua carreira profissional.

”Por meio da grade curricular, consegui ter um ótimo embasamento teórico, além disso, tive oportunidade de participar de pesquisa na área que sempre quis, saúde da criança. Acredito que esses foram os pontos mais importantes no fortalecimento do meu estudo, sendo assim, puderam somar na minha preparação. Futuramente, tenho por objetivo retornar à UFMA como docente em saúde da criança”, declara. 

Em relação aos principais aprendizados que obteve durante o curso de Enfermagem que contribuíram para o seu sucesso no processo seletivo, ela destacou tanto o processo de ensino e aprendizagem adotado pelo curso, quanto as qualidades desenvolvidas ao decorrer da graduação: 

“Compreendemos sobre a importância da Sistematização da Assistência de Enfermagem que organiza o trabalho profissional quanto ao método, ao pessoal e aos instrumentos. De maneira análoga, mediante práticas e estágios, foi necessário aprender sobre pontualidade, planejamento e organização. Esses foram pontos chave utilizados para manter uma boa rotina de estudo e preparação, com organização, planejamento, dedicação e empenho para atingir a tão sonhada aprovação”, finaliza.

Também com planos de seguir a carreira acadêmica, o recém-graduado Vitaliano de Oliveira Leite Júnior, que foi aprovado no Programa de Mestrado Acadêmico em Enfermagem da UFMA, relata que seu objetivo é seguir a carreira de docente em faculdades e fazer um doutorado logo após o mestrado. O discente explica que, no decorrer do curso, ele expandiu seus horizontes quanto ao exercício da enfermagem e aprendeu a valorizar cada vez mais a profissão.

“Aprendi quanto a enfermagem faz diferença no sistema de saúde brasileiro. Pretendo aproveitar todas as oportunidades que o programa tem a oferecer, para, assim, me tornar um excelente profissional e futuro docente. O curso foi primordial, pois tive acesso a grupos de pesquisa e extensão e tive a oportunidade de publicar muitos trabalhos e artigos, que foram essenciais na minha aprovação”, conclui.

Alunos aprovados:

  • Giovanna Garcia Vieira, aprovada em primeiro lugar na Residência de Enfermagem em Cardiologia do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (SP), em primeiro lugar na Residência de Enfermagem Cardiovascular do Incor-USP e na Residência em Cardiologia e Pneumologia da Universidade de São Paulo - HCFMUSP.
  • Joyve Veceli Barros Sobreira, aprovada em primeiro lugar na Residência em Atenção à Saúde Neonatal do Hospital Universitário Federal do Maranhão (HUUFMA) e em primeiro lugar no Mestrado em Saúde Coletiva da UFMA.
  • Keyliane Santos Lima, aprovada na Residência em Saúde da Criança do Hospital Universitário Federal do Maranhão - HUUFMA
  • Luis Fernando Santos Soeiro, aprovado na Residência de Enfermagem em Cardiologia do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (SP)
  • Shamira Sandes Gonçalves, aprovada na Residência em Saúde da Criança do Hospital Universitário Federal do Maranhão - HUUFMA
  • Vitaliano de Oliveira Leite Júnior, aprovado no Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Vitor Masset Ribeiro Gonçalves, aprovado na Residência em Enfermagem Obstétrica do Hospital Universitário Federal do Maranhão - HUUFMA

 

Por: Bruna Castro

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: