Alunos da rede municipal de Balsas são certificados pelo CCBL pela aprovação de artigos científicos no 62° Congresso Brasileiro de Química

publicado: 22/11/2023 10h54, última modificação: 22/11/2023 10h54

Na terça-feira, 21 de novembro, alunos do 8° e 9° ano da Escola Municipal Padre Ângelo de Lassalandra foram agraciados em solenidade de certificação concedida pelo Centro de Ciências de Balsas (CCBL), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O motivo da homenagem foi devido à notável conquista dos estudantes ao alcançarem a aprovação de dois artigos científicos no 62° Congresso Brasileiro de Química (CBQ).

Os discentes também participam do Programa Global de Aprendizagem e Observações em Benefício do Meio Ambiente (GLOBE), que tem por princípio promover a participação de estudantes, cientistas, professores e cidadãos em coletas de dados ambientais e estudos, a fim de contribuírem para a compreensão do meio ambiente em diferentes escalas.

O docente Jefferson Fontinele coordenou as atividades, juntamente, com o servidor Efraim Costa e os discentes David Almeida e Nicolly Rodrigues, reunindo informações significativas para a plataforma GLOBE. Dessa maneira, foram produzidos os artigos "Características Ambientais na Proliferação do Mosquito Aedes Aegypti" e "Mapeamento da Altura das Árvores em Áreas Distintas do Centro de Ciências de Balsas UFMA". A aluna Maria Fernanda Silva, da Escola Municipal Padre Ângelo de Lassalandra, esteve presente no 62º Congresso, apresentando os artigos e representando a equipe.

A solenidade contou com as presenças da diretora do CCBL, Gisélia Brito dos Santos, do vice-prefeito, Celso Henrique, e da professora Elizia Matos de Souza, que representou o Secretário de Educação do município de Balsas.

Saiba mais:

O Congresso Brasileiro de Química é um evento de periodicidade anual que objetiva promover o estudo, a democratização e o avanço do conhecimento na área, reunindo a comunidade química de diversos estados brasileiros. Durante a ocasião, são realizadas palestras, cursos, mesas-redondas e apresentação de trabalhos de pesquisa. A edição deste ano ocorreu no período de 31 de outubro a 3 de novembro, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte (RN).

Por: Júlio César

Produção: Bruna Castro