Alunos da Escola Municipal Elias Alfredo Cury visitam o Câmpus Balsas da UFMA pelo projeto Viva Campus!

publicado: 30/08/2023 09h31, última modificação: 30/08/2023 14h42

No último 22 de agosto, um evento marcante ocorreu no Câmpus Balsas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com a visita dos alunos da Escola Municipal Elias Alfredo Cury. Essa iniciativa faz parte do projeto “Viva Câmpus!", liderado pela professora e diretora do câmpus, Gisélia Brito, e pelo servidor técnico, Adriano de Ulhoa.

Em uma conversa com a diretora, Gisélia Brito compartilhou sua motivação para realizar o projeto “Viva Câmpus!”, ressaltando que a interação entre a comunidade escolar e a Universidade é essencial para ampliar os horizontes dos alunos. "Nossa Universidade não é apenas um local de estudos avançados, mas também um espaço onde o conhecimento é compartilhado e transformado. Queremos inspirar nossos jovens a sonharem alto, a verem o ensino superior como um objetivo alcançável e a entenderem como a educação pode abrir portas para um futuro brilhante."

A importância de os alunos das escolas da cidade de Balsas e arredores conhecerem o Câmpus da UFMA é inquestionável. A Universidade Federal do Maranhão oferece recursos acadêmicos e tecnológicos de ponta, além de um ambiente de aprendizado inspirador. Ao explorar os laboratórios e biblioteca do câmpus, os alunos podem vislumbrar o vasto mundo de oportunidades que a educação superior pode proporcionar.

Adriano de Ulhoa, servidor técnico envolvido no projeto, acrescentou que é uma honra contribuir para algo tão relevante. “Trabalhar no projeto “Viva Câmpus!” tem sido uma experiência inspiradora. Ver o entusiasmo dos alunos ao explorar o câmpus e aprender sobre as possibilidades que a educação superior oferece é realmente gratificante. Saber que estamos impactando positivamente suas perspectivas futuras é o que torna este projeto tão significativo para mim.”

Para os alunos do ensino público, essa experiência é ainda mais significativa. Muitos jovens podem não ter tido a chance de se familiarizarem com um câmpus universitário, e a visita proporciona uma visão tangível do que a Universidade oferece. Ao testemunharem as atividades de pesquisa, os projetos inovadores e a atmosfera acadêmica estimulante, eles são incentivados a perseguir seus próprios sonhos educacionais.

Essa visita dos alunos da Escola Municipal Elias Alfredo Cury ao Câmpus Balsas, pelo projeto “Viva Câmpus!”, não é apenas um evento isolado, mas um passo significativo em direção a uma educação mais inclusiva, inspiradora e repleta de possibilidades. A colaboração entre instituições educacionais é fundamental para o crescimento coletivo e para o avanço da sociedade como um todo.

O projeto “Viva Câmpus!” e o próprio Câmpus Balsas estão de portas abertas para outras escolas interessadas em participar dessa jornada educacional enriquecedora. As escolas que desejarem conhecer o Câmpus Balsas podem entrar em contato pelo e-mail diretoria.campusbls@ufma.br para agendar uma visita. A universidade está ansiosa para receber mais jovens com mentes curiosas e que queiram compartilhar os benefícios transformadores da educação superior.