Aluno do Mestrado em Letras do Câmpus Bacabal é aprovado em doutorado da UERJ

1 | 3
2 | 3
3 | 3

O aluno Tallyson Tamberg Cavalcante Oliveira da Silva, egresso do Programa de Pós-Graduação em Letras do Câmpus Bacabal (PGLB), foi aprovado para o doutorado na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), na especialidade de “Teoria da literatura e literatura comparada”. Tallyson foi um dos 12 aprovados para essa especificidade, cujas aulas têm previsão de início para junho deste ano.

O discente destacou, com entusiasmo, a aprovação em uma instituição renomada.  “Minha expectativa é das melhores, visto que cursar um doutorado é, para mim, a realização de um projeto pessoal e profissional, nutrido desde os primeiros contatos com a pesquisa acadêmica, ainda quando estava no curso de graduação. A Uerj é considerada uma instituição renomada no cenário nacional e nos estudos literários especificamente aos quais me dedico”, expressou.

Tallyson também relatou como o mestrado na UFMA foi importante para essa conquista. “O curso de Mestrado em Letras me possibilitou maior amadurecimento no âmbito da pesquisa acadêmica, além de me ter proporcionado um melhor desenvolvimento nas habilidades referentes à leitura, fichamento, seleção de material de pesquisa, análise de dados, bem como sobre a escrita de um trabalho acadêmico de maior fôlego, de modo que se pode afirmar que essa pós-graduação stricto sensu aprimorou as habilidades relativas ao trabalho de pesquisa e docência”, enfatizou.

Ele também fez um agradecimento especial ao corpo docente e a sua orientadora de pesquisa: “Não poderia deixar de mencionar a ímpar contribuição da minha orientadora de pesquisa, a professora Cristiane Navarrete Tolomei, cujas orientações, apontamentos, sugestões de leitura, revisão crítica do trabalho e incentivo foram fundamentais na minha caminhada acadêmica na pós-graduação, mas não só ela teve esse fundamental papel, mas todo o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Letras de Bacabal, bem como os meus colegas de curso”, relatou.

O doutorado em “Teoria da Literatura e Literatura Comparada” da Uerj adota perspectiva transdisciplinar e trabalha os variados modos de relação entre diferentes tradições literárias nacionais. No que se refere à linha de pesquisa adotada, o discente continuará a mesma adotada no mestrado da UFMA. “É no mesmo viés daquele trabalhado no Mestrado em Letras da UFMA, no âmbito do comparatismo literário, procurando averiguar, apontar e analisar o diálogo existente entre as literaturas portuguesa e brasileira, procurando estabelecer as continuidades e rupturas de um determinado fenômeno literário — o lirismo-amoroso — em épocas e lugares diferentes. Nesse sentido, o trabalho de pesquisa volta-se para a continuidade tópica dos aspectos tradicionais da literatura lírico-amorosa medieval que se encontram espargidas na poesia romântica nacional”, finalizou.

Por: Alan Veras

Produção: Laís Costa