Aluno do grupo de pesquisa Cienatec do Câmpus Grajaú é aprovado em seletivo de mestrado do Câmpus Imperatriz

publicado: 13/04/2021 17h44, última modificação: 14/04/2021 19h25

“A oportunidade significa muito pra mim, como profissional. Será uma nova oportunidade de aprendizado e, além de me preparar para desafios e conquistas, será uma quebra de estatísticas. É uma nova possibilidade de crescimento e um novo desafio a ser cumprido”, conta Wanderson de Sousa Silva, graduado em Ciências Naturais - Química pela Universidade Federal do Maranhão, Câmpus Grajaú, e novo pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia (PPGST) da UFMA, Câmpus Imperatriz.

O mestrado tem como foco estudar a saúde e a tecnologia como forças de apoio mútuo pelo desenvolvimento científico. “Enquanto a saúde cria demandas para a invenção e aprimoramento do aparato tecnológico, a tecnologia proporciona uma série de avanços, seja na prestação de serviços, novos equipamentos, na educação ou na comunicação. A linha de pesquisa engloba todos os dispositivos, os produtos, as técnicas e os mecanismos de gestão que viabilizam a prevenção de doenças e reabilitação das pessoas, melhorando sua qualidade de vida”, explanou.

O estudante também foi um dos primeiros alunos do Grupo de Pesquisa em Ciências Naturais e Biotecnologia, o Cienatec, coordenado pela professora Ionara Passos, do curso Ciências Naturais – Química do Câmpus Grajaú. Para Ionara, o sucesso de Wanderson no programa é um sucesso do Cienatec. “Nesse ano de 2021, ele é o segundo membro do grupo a ser aprovado em um programa de pós-graduação. Para nós, isso é extremamente importante, pois estamos vendo nossos pesquisadores evoluírem, saírem dos sertões, de famílias humildes, em busca de sonhos”, contou a docente.

Ela mencionou que, como coordenadora do grupo, o objetivo dela é que um dia os alunos voltem e assumam nossos lugares como docentes, coordenadores de pesquisa, de extensão, entre outros. “Que eles façam a ciência e tecnologia acontecerem na cidade em que eles nasceram e cresceram e que contribuam para a formação dos futuros doutores que teremos aqui na cidade de Grajaú, assim como eles se tornarão em breve”, concluiu.

Saiba mais

O Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia (PPGST) é formado por 15 docentes das áreas de Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Licenciatura em Ciências Naturais e Medicina do Câmpus Imperatriz. São várias as contribuições do programa para a pesquisa científica, no entanto destacam-se a capacitação em nível de mestrado de professores e profissionais das áreas de Saúde, Ciências Exatas e Biológicas; a integração da UFMA com a sociedade por meio de pesquisas que colaborem com o desenvolvimento regional; a formulação e implantação de políticas públicas para a região; e a disponibilização de conhecimento científico e tecnológico para a comunidade.

Por: Andressa Algave

Produção: Laís Costa