Aluno da UFMA lança livro "Semântica de Estados Mentais"

publicado: 24/10/2023 14h47, última modificação: 24/10/2023 17h20
Aluno da UFMA lança livro "Semântica de Estados Mentais"

No mundo acadêmico, há momentos que merecem destaque, e um deles ocorreu recentemente quando o aluno Rafael Silva, do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Câmpus São Luís, lançou seu livro intitulado "Semântica de Estados Mentais". A obra ganhou atenção e admiração da comunidade acadêmica e literária.

Para entender melhor a jornada por trás dessa obra, conversamos com Rafael Silva, o autor do livro. Ele compartilhou insights sobre sua experiência de pesquisa e escrita. Sobre a escolha do tema, Rafael nos revela: "A escolha do tema se deu como resultado de inquietações que eu tinha desde antes de iniciar esta graduação, sempre fui fascinado pelos mecanismos de funcionamento da mente humana".

O livro "Semântica de Estados Mentais" é o resultado de um trabalho de quatro anos. Rafael explica que a obra "trata de como são construídos os mecanismos de significação da semântica mentalista, ou seja, como se constrói o significado de termos psicológicos que, dada a profundidade, acabam se tornando uma teoria do significado da linguagem em geral e, consequentemente, da natureza da mente".

Em um mundo em constante evolução, onde avanços tecnológicos, como inteligência artificial e criação de algoritmos, estão em foco, Rafael destaca a importância de entender como a mente humana funciona: "Neste momento histórico em que vivemos, onde se discutem avanços tecnológicos que envolvem inteligência artificial e procedimentos autônomos como robótica e criação de algoritmos, fica clara a relevância de debatermos como a mente humana funciona e como podemos aperfeiçoá-la diante desses avanços e também das ameaças que esses mesmos avanços representam para nossa espécie."

O livro "Semântica de Estados Mentais" é recomendado para estudiosos de diversas áreas que envolvem ciências cognitivas, bem como para alunos de filosofia e pedagogia interessados no tema.

Rafael Silva compartilhou um pouco sobre sua motivação para seguir o curso de Pedagogia, dizendo: "Sou filho de uma professora, então a escolha do curso de pedagogia é quase como a realização de uma profecia, mas, principalmente, por reconhecer a importância da educação, assumi o compromisso de fazer algo pela educação e pela sociedade que financia meus estudos." Atualmente, ele está no quinto período de sua graduação.

O lançamento do livro "Semântica de Estados Mentais" por um estudante da UFMA demonstra que a dedicação dos alunos da instituição pode resultar em conquistas notáveis. A obra de Rafael Silva promete contribuir para o avanço do conhecimento na área da pedagogia e das ciências cognitivas, enriquecendo o campo da educação no Brasil. Para acessar o livro, é só clicar aqui.

Por: Juliana Taís

Produção: Bruna Castro