Aluno da Licenciatura em História realiza projeto para incentivo da pesquisa científica em escola comunitária de São Luís

publicado: 17/08/2021 09h30, última modificação: 17/08/2021 17h32

“O projeto visa trazer uma nova metodologia de ensino, possibilitando que o aluno se torne pesquisador não só no ensino médio, mas desde o ensino fundamental, e entendendo a importância de cada disciplina para a sua formação cidadã”, detalhou o discente Welton Vale Pereira, do curso Licenciatura em História no Câmpus São Luís, sobre o Seminário Interdisciplinar de Incentivo a Pesquisa (Semip) no Instituto Educacional Menino Jesus, na região Itaqui-Bacanga. O projeto, do qual é professor e coordenador, teve início em 2015, é interdisciplinar e tem por objetivo engajar alunos do ensino fundamental na pesquisa científica, além de buscar inspirar o interesse deles na contribuição acadêmica.

Nas atividades do projeto, os alunos selecionam temas, pesquisam sobre os assuntos durante seis meses e compartilham os resultados da busca em uma apresentação livre para toda a escola. São 250 alunos envolvidos como pesquisadores, e alunos egressos da instituição retornam como monitores do projeto. As pesquisas são orientadas por um professor e realizadas por técnicas de campo, em que são realizadas visitas externas, debates em classe, levantamentos bibliográficos e análises. O professor Welton aponta que a iniciativa também ajuda no senso de autonomia dos alunos logo no início da vida acadêmica.

Apesar de produzido por jovens pesquisadores, o Semip atende a todos os critérios da produção científica geral, seguindo normas da ABNT. Os alunos têm que apresentar resultados sociais e ambientais em suas áreas de atuação, e a ajuda do professor contribui na elaboração e projeção da linha de estudo. Os resultados são apresentados de formas diferentes por alunos de cada série, sendo rodas de debates para alunos do 6º ano, mesas-redondas para o 7º ano, apresentação em slides para o 8º, e apresentação em banners para o 9º ano.

Para acompanhar as atividades do projeto, acesse o Instagram do Semip, @semip.iemj.

Por: Andressa Algave

Produção: Marcos Paulo Albuquerque