Notícias

Alunas egressas do curso Jornalismo do Câmpus Imperatriz lançam canal no Youtube sobre cultura geek

publicado: 06/07/2021 11h19, última modificação: 06/07/2021 15h59
1 | 2
2 | 2

Com o objetivo de apresentar entretenimento para os fãs da cultura geek, Laura Zacca e Artemisa Lopes, egressas do curso de Jornalismo do Câmpus Imperatriz, fundaram, em 2020, o canal do Youtube Luna Solis. Abordando detalhes de séries e quadrinhos, as jornalistas comentam cenas e teorias de produções direcionadas a consumidores do mundo nerd.

A ideia para a produção do canal surgiu de uma amizade com gostos em comum, conta Laura. “Íamos muito ao cinema e passávamos muito tempo comentando as coisas que assistíamos e tal. Daí surgiu a ideia: ‘por que nós não nos gravamos conversando sobre esses assuntos?’. Aí quando nos formamos, conversamos a respeito e decidimos criar o Canal Luna Solis”, explica a idealizadora.

Após a graduação de Artemisa, em 2019, a ideia começou a tomar forma. O planejamento era de gravarem juntas em um estúdio, mas a pandemia da covid-19 interrompeu o objetivo. O processo então foi de replanejamento e adaptação ao formato remoto, aprendendo a lidar com plataformas on-line, com os imprevistos da instabilidade da conexão e edição para tornar os vídeos mais dinâmicos. O método adotado foi o uso do aplicativo de chamadas Discord, a câmera do celular e a utilização de dicas on-line.

Laura aponta que a graduação foi fator essencial para o projeto e que o aprendizado foi adaptado para a plataforma. “A graduação ajudou bastante, principalmente, na hora de preparar os roteiros dos vídeos, também em como lidar com as redes sociais em que usamos bastante as técnicas aprendidas em Assessoria de Comunicação, mas falar em frente à câmera para o Youtube é um pouco diferente das técnicas que aprendemos em telejornalismo, porque é algo muito mais intimista, são duas melhores amigas falando sobre o que gostam. Embora, é claro, que o telejornalismo nos tenha ensinado como nos comportar na frente das câmeras”, comentou.

O canal Luna Solis também está disponível no Instagram @canallunasolis e no Twitter @CanalLunaSolis.

Por: Andressa Algave

Produção: Marcos Paulo Albuquerque

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: