Alunas de mestrado da UFMA são destaque em congresso internacional

publicado: 02/10/2024 11h30, última modificação: 03/10/2024 08h51
Alunas de mestrado da UFMA são destaque em congresso internacional

As mestrandas Renara Cristina Pinheiro Dourado e Maria de Fátima Cabral Pereira, do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHis) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), participaram do "Congresso Histórico Latinoamericano sobre el catolicismo: desde el Antiguo Régimen a la actualidad", realizado em São José, Costa Rica, entre os dias 26 e 30 de agosto de 2024. Ambas são graduadas em Licenciatura em Ciências Humanas, no Centro de Ciências de Pinheiro.

As pesquisadoras apresentaram seus trabalhos em espanhol durante mesas temáticas, sob a orientação de Ítalo Domingos Santirocchi, também do PPGHis. Maria de Fátima Cabral apresentou a pesquisa “Dom Frei Joaquim de Nossa Senhora de Nazaré: uma vida em conexões atlânticas (1819-1840)” no dia 29 de agosto, na mesa 12, ‘Iglesia y Estado desde la colonia hasta la actualidad: entre Brasil, Colombia y Costa Rica’. Já Renara Dourado apresentou “Imprensa, religião e política: debates na imprensa sobre o bispado de D. Frei Luís da Conceição Saraiva durante a Questão Religiosa (1872-1875)” na mesa 16, ‘Entre la prensa católica y la visión de la modernidad’, na Biblioteca Central de Costa Rica.

Maria de Fátima destacou que o evento foi crucial para ampliar a compreensão das conexões históricas entre o Brasil e outros países da América Latina, enriquecendo o campo de estudo e proporcionando novas perspectivas. “O intercâmbio foi crucial para ampliar a compreensão das conexões históricas entre o Brasil e outros países latino-americanos. A imersão em aspectos culturais locais proporcionou novas perspectivas sobre a circulação de ideias e influências revolucionárias na América Latina, similar ao que ocorreu entre o Brasil e Portugal. Isso não só enriquece o campo de estudo acadêmico, mas também demonstra as interações culturais e políticas que podem ser aplicadas em análises comparativas de revoluções e movimentos de independência em toda a região​”, comentou.

A participação das alunas integra as colaborações entre o PPGHis e a Escuela de Historia da Universidade Nacional da Costa Rica, coordenada por Ítalo Domingos Santirocchi (UFMA) e José Aurélio Sandi Morales (UNA). Ítalo sublinhou o impacto da experiência internacional para as mestrandas: “Foi transformador para elas, especialmente, por conhecer outra cultura e compreender a importância de falar outras línguas. Elas perceberam a relevância da internacionalização e como os trabalhos da UFMA são reconhecidos fora do Brasil. Além disso, foram as únicas pessoas negras no evento, o que tem um significado importante no campo de pesquisa latino-americano”, salientou.

A mestranda Maria de Fátima revelou que, após a participação no evento, pensa em fazer um intercâmbio. “Essa interação internacional por meio de congressos acadêmicos despertou em mim o desejo de expandir minha carreira, buscando oportunidades de intercâmbio para aprender uma nova língua ou até realizar um doutorado sanduíche em um país estrangeiro”, confidenciou. A experiência no congresso não apenas reforçou o valor das pesquisas desenvolvidas na UFMA, mas também abriu novas portas para as mestrandas no cenário acadêmico internacional, consolidando a importância da troca de conhecimentos e parcerias além das fronteiras. O sucesso de Maria de Fátima e Renara serve como exemplo inspirador para outros estudantes que buscam seguir esse caminho, mostrando que o reconhecimento global é possível quando se investe em pesquisa e em experiências transformadoras como essa.

Por: Camilla Fernanda e Geovanna Selma