Aluna de Relações Públicas conquista duas bolsas de estudo em programas de universidades dos Estados Unidos e busca apoio financeiro para os custos acadêmicos

publicado: 07/03/2022 14h10, última modificação: 08/03/2022 07h56

A discente Rebeca de Sousa Martins Cutrim, do curso de Comunicação Social – Relações Públicas do Câmpus São Luís, conquistou duas bolsas de estudo nos Estados Unidos para o curso de Comunicação e Design da California State University of Northridge, na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, e para o Programa de Estratégias de Marketing na University of Akron, na cidade de Akron, Estado de Ohio, no mesmo país. A primeira experiência terá duração de três semanas, no mês de julho deste ano, e a segunda ocorrerá em duas semanas do mês de agosto. A aluna busca apoio financeiro para custear boa parte das despesas.

As duas bolsas de estudo conquistadas foram parciais, de 50% de financiamento, nas quais ainda estão inclusos alimentação, alojamento, visitas a empresas da região e curso de inglês. Os outros 50% deverão ser custeados pela própria estudante, valor que custa o equivalente a R$ 20 mil. Além disso, ela busca  mais R$ 10 mil para outros custos, como passagens aéreas, visto e seguro de saúde internacional. Para conseguir os valores, Rebeca busca a contribuição de amigos e pessoas que se solidarizam com sua causa, cuja vaquinha virtual atingiu, até o momento, pouco mais de R$ 8 mil.

A estudante de 22 anos contou que os processos seletivos foram realizados em duas etapas, sendo a primeira uma redação, na qual trabalhou no desenvolvimento de um texto em que fala sobre sua trajetória acadêmica, principais desafios na vida profissional e por qual motivo merecia conquistar a bolsa. A segunda fase foi um teste oral por meio de uma entrevista. Tanto a redação quanto a entrevista foram realizadas e respondidas na língua inglesa, mostrando proficiência da discente da UFMA.

Em sua trajetória acadêmica, Rebeca apresentou artigo no Congresso Internacional Ibero-Americano de Ecologia dos Meios de Comunicação; tem certificações de idiomas inglês e francês e iniciação em chinês; faz parte do grupo de pesquisa C3PR; que estuda a comunicação transcultural, relações públicas internacionais e mercados emergentes; e, como membra, já fez parte da Comissão Organizadora de dois eventos internacionais, além de monitorias em eventos como a Feira do Livro de São Luís e o Simpósio Nacional de Arte e Mídia.

A graduanda contou que estuda em vários idiomas e culturas diferentes, na prática chamada Comunicação Transcultural, aplicando justamente aquilo que aprende e desenvolve como membro do C3PR: “A experiência internacional, ou seja, ter contato com profissionais de lugares diferentes do mundo e ainda estudar assuntos relacionados à Comunicação será a culminância de toda a minha trajetória como estudante, pesquisadora e profissional”.

Saiba mais sobre Rebeca de Sousa e como colaborar com ela

Saiba mais

A California State University of Northridge é o maior de 24 câmpus da California State University (CSU). Hoje é a segunda maior universidade pública de mestrado do país e chega a formar, anualmente, uma média de 11 mil alunos, em áreas como tecnologia, entretenimento, negócios, educação, artes, saúde e ciência.

A University of Akron tem um câmpus com cerca 80 prédios e conta com mais de 19 mil alunos. Em mais de 15 áreas de estudo, produz cientificamente em 200 programas voltados para a graduação e pós-graduação, além de ter certificado de excelência em vários deles, na biomedicina, na assistência médica e nas tecnologias capacitoras de materiais e de sensores avançados.

Por: Kaio Lima

Produção: Laís Costa