Aliado ao e-Prevenção, HU-UFMA se destaca na promoção de integridade e ética na unidade hospitalar

publicado: 16/05/2024 16h53, última modificação: 16/05/2024 16h53

A organização e a integridade de um órgão público são ferramentas que refletem a excelência do trabalho prestado. Buscando aprimorar essas práticas, o sistema e-Prevenção, instrumento de autosserviço em auditoria, tem sido um importante aliado dos gestores públicos pelo incentivo de condutas de prevenção à corrupção. Comprometido com a causa, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), tem sido inspiração para outras instituições.

O e-Prevenção é uma plataforma online vinculada ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), lançado em 20 de maio de 2021, pela Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU). Através dela, os gestores têm acesso a orientações virtuais de um auditor fiscal, além de poder coletar dados que contribuam com a construção de um plano de ação voltado para o tema. A plataforma disponibiliza um formulário com 33 questões que permite ao gestor avaliar as práticas da instituição.

Após aderir ao e-Prevenção, a Ebserh incentivou a utilização da plataforma pelos superintendentes dos Hospitais Universitários. “Nesse contexto, o HU-UFMA, a partir dos alinhamentos internos com a Empresa, efetivou o preenchimento do formulário, tendo-se sua autoavaliação inicial, em que se observou um índice satisfatório de conformidade”, contou Álvaro Andrade, chefe do Setor de Governança e Estratégia do HU-UFMA.

Com a participação, o Hospital recebeu o selo e-Prevenção, caminho que levou à criação do Grupo de Trabalho para o Fortalecimento da Integridade e da Ética, que trouxe bons resultados e, inclusive, já teve iniciativas premiadas durante a XVI Semana de Administração da Universidade Federal do Maranhão, conquistando primeiro lugar com o trabalho intitulado “Grupo de Trabalho para o Fortalecimento da Integridade e Ética - Uma ação simples, estruturada, prática e viável para a Administração Pública” e o segundo lugar com o trabalho “Modelo de Governança de Processos, Indicadores e Riscos do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão”.

“O GT surgiu com o intuito de fortalecer tal temática no âmbito do Hospital, favorecendo as vivências e as relações entre colaboradores, usuários, alunos e fornecedores”, destaca Álvaro, que também menciona a criação do Plano de Comunicação e Treinamento para o Fortalecimento da Integridade e da Ética no HU-UFMA, como produto do GT. Algumas das ações efetivadas, foram: Gerenciamento de Riscos e Controles; palestras sobre Integridade e Ética aos gestores e demais colaboradores do HU-UFMA; campanha educativa sobre a gratuidade dos serviços ofertados pelo HU-UFMA; e encontro anual com fornecedores.

Iniciativas como essa incentivam e dão força a uma rede de diversas outras ações comprometidas com boas práticas no serviço público, setor de fundamental importância para a sociedade. “Cada um deve entender a sua responsabilidade e cabe à estrutura de governança promover a discussão do assunto e potencializar as práticas que favoreçam as atividades preventivas, demonstrando o anseio corporativo de representar uma liderança compromissada com o correto, com a moral, tendo a ética como fator inegociável”, finaliza Álvaro.

Sobre a Ebserh

O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Por: HU-UFMA