Além dos diplomas: emoção e agradecimento na Colação de Grau da UFMA em Grajaú

publicado: 25/10/2023 15h15, última modificação: 17/11/2023 09h39
Além dos diplomas: emoção e agradecimento na Colação de Grau da UFMA em Grajaú

No dia 20 de outubro, o auditório do Centro de Ciências de Grajaú (CCG) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) foi palco de mais uma solenidade acadêmica, marcando a colação de grau de 22 alunos do curso de Licenciatura em Ciências Humanas - Geografia e de 9 alunos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais - Química.

A cerimônia, repleta de emoção e conquistas, destacou a importância do ensino superior na formação dos estudantes na região. Para Rosiléia Conceição, formanda do curso de Ciências Humanas - Geografia e oradora oficial da cerimônia, o esforço de todos foi fundamental para que esse momento chegasse.

“Tudo aqui será lembrado com carinho e zelo, digo que valeu a pena toda a dedicação. Quantas memórias foram construídas, quantas famílias sairão formadas daqui, quantos sonhos realizados.”, contou em seu discurso.

Rosiléia também comentou a importância de cada membro da universidade nesse longa caminhada. “Agradecemos a Deus e a todos os envolvidos, desde o segurança, as tias que se dedicam a nos entregar um ambiente limpo, as bibliotecárias por todo zelo, ao NAE (Núcleo de Assistência Estudantil) por cuidar do nosso psicológico e garantir a nossa permanência por meio das orientações nas bolsas, aos administradores, coordenadores técnicos, auxiliares, aos nossos queridos professores e gestores…”, lembrou a oradora.

Em seu discurso para os novos profissionais, o paraninfo oficial, professor doutor Ulisses Alves do Rego, do curso de Ciências Naturais - Química, falou sobre o comprometimento que os formando devem ter daqui pra frente. “Hoje, ao receberem seus diplomas, vocês assumem uma grande responsabilidade. A responsabilidade de usar o conhecimento que adquiriram em prol do bem comum. Vocês têm o poder de moldar o futuro, de enfrentar os desafios com sabedoria e compaixão, e de fazer deste mundo um lugar melhor.”, incentivou o paraninfo.

O vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão, professor doutor Marcos Fábio Belo Matos, concedeu o grau de licenciado a cada aluno, representando o término de um ciclo acadêmico. "É sempre uma satisfação quando posso fazer a colação de grau em um campus do interior. Em Grajaú, tem um sabor especial, pois sou do Parfor desde 2012 e há 11 anos venho sempre para cá. A formatura é a representação do compromisso social da UFMA em formar bons profissionais e com isso melhorar a vida das pessoas.", concluiu o vice-reitor.

Os formandos, agora profissionais capacitados, estão prontos para contribuir com a sociedade, consolidando o compromisso da UFMA de utilizar o conhecimento como meio de transformação social.

Por: DCom